Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

29 setembro, 2005

Risco no uso de Multi-Colunas CSS3

Num artigo recente da A List Apart, introduzindo um módulo multi-colunar CSS3, explica como é que funciona o módulo multi-colunar CSS3, e dá código JavaScript para contornar o problema levantado por navegadores que não o suportem.

“Uau, colunas múltiplas em CSS!”, pode pensar no início. Bem sim, uau de facto, mas por favor pense novamente. Já tentou ler um artigo mostrado num arranjo em várias colunas no ecrã? Eu já e na minha opinião é péssimo. Especialmente se o artigo é mais longo do que meia dúzia de parágrafos.

Contudo repartir um artigo em várias colunas pode não ser mau se:

  • não houver necessidade de rolar para cima e para baixo enquanto o seu foco de leitura passa de uma coluna para outra
  • não haja necessidade de rolar na horizontal,
  • não haja paginação - prefiro tudo numa única folha, e também torna mais fácil a impressão (este defeito pode ser aliviado com uma CSS para impressão) e
  • tal não torne as colunas demasiado pequenas para leitura confortável.
  • o texto não seja justificado

O módulo de arranjo multi-colunas não é novo, está por cá desde 1999. Tanto quanto sei o suporte nos navegadores só ocorre nas versões mais recentes do Mozilla e Firefox. E esperemos que pare por aqui.

Haverá sempre designer que irão tirar partido incorrecto de arranjos multi-colunas, repartindo artigos longos em várias colunas, ignorando que tal poderá forçar os leitores a rolarem para cima e para baixo e a lutar contra comprimentos de linha excessiva mente curtos para serem confortáveis?

Ou pior, alguns poderão simplesmente ultrapassar-se a eles mesmos e implementarem algo semelhante às páginas usadas no International Herald Tribune?

O risco de isto suceder é óbvio. Demasiados designers valorizam a “criatividade” acima da facilidade de leitura, utilidade e acessibilidade.

O uso de várias colunas numa folha de estilo de impressão pode ser útil, mas no ecrã para artigos longos? Não. Encare o facto de a web não ser uma revista impressa.

Mas como sempre uma ferramenta só deve ser usada se for a adequada.

Sem comentários: