Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

30 setembro, 2005

A colheita de hoje

Coisas básicas

Mas apresentadas com capa cartonada.

Como comparar tipos de letra diferentes, em diferentes tamanhos, com cores diferentes, com espacejamento diferente: usar typetester

Como criar arranjos de páginas web sem grande esforço da sua parte usar: o criador de layout.

Para quem quer perceber porque é que um site pode aparecer diferente no IE e no Firefox (ou outro qualquer) e queira saber o que é isso do modelo base da caixa nas regras CSS veja-o aqui.

No mezzoblue podemos ver um artigo sobre optimização de CSS. Não sei quantas pessoas poderiam tirar partido disto (tendo em conta que continuam a usar os estilos embebidos nos documentos mas parece-me que deve estar aqui embora não o dirija para a página final.

Coisas com um pouco mais de profundidade para que gosta de explorar os assuntos.

Tantek Çelik na sua apresentação dos elementos de xhtml com significado faz uma apresentação que mataria 9x% dos sites em Portugual. Temos um longo caminho a percorrer.

Para quem gosta do Zeldman eis a página que nas palavras dele o podem ajudar a salvar-se de um aneurisma: Holy CSS ZeldMan.

Para quem gosta de soluções práticas, e não pode (nunca quer) de momento investir tempo na aprendizagem das coisas básicas eis uma capa que necessita de ler.

Na mesma onda para quem necessite de algo sobre acessibilidade eis um site a ser vesitado para pistas sobre o assunto: deixe-se submergir.

Como criar um arranjo de página na Web - o que normalmente fica nos bastidores: o redesenhar do site da cebola. Já agora veja os artigos similares (mais básicos) do mark boulton.

Há cerca de 6 meses Jason Santa Maria falava de trabalho como profissional liberal e de como manter a motivação nessa situação.

Andy Budd, no seu Blogography fala da nova face do flash, ajax, mxml e de como tinha abandonado a utilização de flash e porquê.

O «boxesandarrows» é um site intelectualmente estimulante para não só o designer de web, como talvez até mais, para o arquitecto de informação. Os textos podem não ter uma visão com a qual se concorde mas mesmo que se descorde são muito bons. Por exemplo um texto sobre utilização de dispositivos móveis para controlar os nossos arquivos de media é fora do vulgar. Este site não é de digestão rápida pode levar algum tempo até encontrar um artigo que lhe interesse. Mas valerá a pena manter debaixo de olho.

Agora que o Opera deixou ser pago (é pago indirectamente por um motor de busca) pode aproveitar para ver o que é que o chunkysoup tem a dizer sobre as melhores práticas para desenvolvimento de websites. Este é o sítio ideal para lêr uma Introdução à Programação Orientada para Objectos em JavaScript.

Matias Willerich fala de um problema relativo aos parâmetros de segurança para cookies no seu a to z(ee) com opp - Orientações de Privacidade da Plataforma (p3p). Começando com uma breve introdução parte para um artigo de fundo.

Sem comentários: