Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

04 março, 2012

Moedas que passam por outras

Quando era míudo o meu pai contava uma estória sobre um britânico que não pagava a conta da eletricidade. Havia nas terras de sua majestade o hábito de ter uns contadores com uma ranhura para a inserção de moedas. O tal britânico durante alguns anos foi andando. Havia evidência de ele usar eletricidade, tinha frigorifico, lâmpadas, etc. Ao fim de alguns anos a companhia de eletricidade lá do sítio aceitou fornecer-lhe gratuitamente eletricidade se ele os informasse como tinha eletricidade sem pagar. Depois de assinado o acordo ele produziu uma demonstração. Usava uns discos de gelo em vez de moedas. O gelo descongelava no contador.

No caso acima um mecanismo simples era "enganado" por uma rodela de gelo a fazer de moeda. Há uns poucos dias recebi uns trocos (em vários locais) e nos meus trocos veio uma "moeda" que parecia 5 cêntimos (nada de muito valor) mas de facto tratava-se de uma ficha para os miúdos andarem a cavalo. Hoje ao meu pequeno almoço estive quase a receber uma moeda de lira turca como se de uma moeda de 2 € se tratasse. É mesmo necessário olhar para a porcaria das moedas que nos dão como troco.

1 comentário:

doliveira disse...

No tempo do escudo e dos marcos alemães, havia umas moedas de marco que passavam por escudos (de valor maior) nas maquinas de venda de bebidas e de selos