Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

08 março, 2012

Criação de um programa de acompanhamento académico

Física - Astronomia e Astrofísica - Ciências Espaciais

O Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL) anuncia a criação de um programa de acompanhamento académico, dirigido a alunos do 11º e 12º anos que se distingam nos estudos e tenham interesse em prosseguir estudos superiores nas áreas de Física, Astronomia e Astrofísica e Ciências Espaciais.

Sou estudante! O que é que o acompanhamento académico tem a ver comigo?

O programa de acompanhamento académico do CAAUL pode ajudar-te a responder a perguntas sobre ciência e como esta é realizada actualmente. O que faz um cientista? O que é a Astronomia e Astrofísica? Qual o interesse profissional de realizar uma formação em Física/Astronomia e Astrofísica? O que devo fazer e que caminho académico devo prosseguir para poder trabalhar nesta ou noutra área científica? Se alguma vez te colocaste estas questões, então este é o programa ideal para ti, onde poderás obter respostas a estas perguntas (e a muitas outras) de pessoas que trabalham diariamente em investigação científica, e conhecer por dentro um verdadeiro centro de investigação.

O meu filho gosta muito de Ciência e/ou Astronomia. Que benefícios pode ter com esta actividade?

O programa de acompanhamento académico foi construído com dois objectivos principais. Por um lado, o de permitir ao aluno um primeiro contacto com o universo da investigação científica e uma primeira visão da universidade, com vista a uma escolha mais informada das suas opções académicas de longo prazo. Por outro, o de encorajar o aluno interessado a ultrapassar-se e a ir mais além no desenvolvimento dos seus conhecimentos e competências pessoais. O aluno pode assim alargar horizontes além do meio escolar, formando uma ideia mais concreta das oportunidades que pode vir a ter e convivendo com a realidade profissional da investigação.

Como funciona o Programa de Acompanhamento Académico?

Este programa insere-se nas actividades transversais Ciência e Sociedade do CAAUL e tem como primeiro objectivo promover o contacto com os estudantes, tendo em vista os seus objectivos académicos e profissionais. Os alunos beneficiarão de um acompanhamento individualizado, focado no seu percurso escolar e interesses futuros, em que a cada participante será atribuído um mentor. Os mentores são cientistas da Faculdade de Ciências que se dispõem a seguir os alunos durante um período pré-definido do ano escolar, num mínimo de 3 meses, em reuniões de 1 a 2 horas com uma periodicidade e num horário da conveniência de ambos.

Nas reuniões entre o estudante e o mentor os alunos poderão, por exemplo, discutir métodos de estudo, opções e oportunidades de acesso ao ensino superior no panorama nacional e internacional, ou ainda sobre o universo da investigação científica actual e o papel das ciências e dos investigadores na sociedade.

Atenção: O acompanhamento académico não é um programa de lições nem de explicações. O contacto com os estudantes não tem como objectivo principal fornecer respostas a perguntas frequentes sobre astronomia.

Os estudantes interessados deverão enviar um email até 31 de Março de 2012 para paa@oal.ul.pt com as seguintes informações:

  • Nome e idade
  • Ano de escolaridade
  • Média escolar do ano anterior e do primeiro período do ano corrente
  • Escola que frequenta
  • Localidade de residência
  • Email e/ou telefone do encarregado de educação

Os candidatos deverão ainda enviar no mesmo email um pequeno texto (50 a 150 palavras) expondo o seu interesse pelas ciências e, em particular, pela Astronomia e Astrofísica.

Após a análise e selecção das candidaturas os alunos participantes deverão entregar uma autorização do encarregado de educação permitindo-lhes participar neste programa.

Fonte: OAL.

Sem comentários: