Desculpem virem ao engano, de facto é um robot a andar de bicicleta.
Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)
31 outubro, 2011
2012 - O Fim dos Tempos
Observatório Astronómico de Lisboa
Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Dia 31 de Outubro, a partir das 20h30, aproximadamente, o OAL promove a vídeo-difusão da Palestra Pública integrada nas "Noites do Observatório".
Assim, no dia 31, em noite de Halloween, poderá ver e ouvir o Prof. Rui Agostinho a falar sobre "2012 - O Fim dos Tempos".
Basta visitar o seguinte endereço: http://live.fccn.pt/oal
29 outubro, 2011
Tecnologia para projecção de imagens digitais em superfícies arbitrárias
É frequente vermos imagens projetadas em superfícies que não foram projetadas com essa finalidade, isto é, superfícies que não são planas, nem se encontram a uma distância razoável do projetor. Para se projetar em tais superfícies é necessário poder compensar a curvatura da superfície em questão e eventualmente a curvatura de algum espelho que permite obter uma imagem maior do que a que seria obtida usando só as lentes dos projetores correntes.
Fonte: Parteq.
27 outubro, 2011
Mudança da Hora Legal
Observatório Astronómico de Lisboa
Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
No dia 30 de Outubro de 2011, tem início o período de "Hora de Inverno".
Assim, os relógios irão ser atrasados de 60 minutos às 2h00 da madrugada de Domingo em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, passando para a 1h00.
Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à 1h00 da madrugada de Domingo, dia 30 de Outubro, passando para a meia-noite (00h00).
Pode consultar mais informação e a legislação aplicável na página: http://www.oal.ul.pt/index.php?link=muda.
GAYA
Um dirigível português, resultado de um investimento de 4.000.000€. Agora há que passar da fase e modelo para a fase de protótipo.
Natureza em Números
Nesta nova versão de um já clássico «Nature By Numbers», desta vez acompanhado de música do The Alternative Sound Track, podemos observar a importância, por exemplo, da sequência de números de Fibonacci, proporção áurea, triangulação de Delaunay e Diagramas de Voronoy [applet java].
24 outubro, 2011
Lançamento do Samsung Galaxy Note
Para quando telefones com ecrã decentes. O ecrã da toshiba é que vinha mesmo a calhar, não este.
22 outubro, 2011
20 outubro, 2011
Autócrona e Braquistócrona
A autócrona é uma curva tal que uma bola a rolar por ela abaixo leva o mesmo tempo a atingir o fundo independentemente da posição inicial da bola na curva. O nome vem do grego tauto (o mesmo) e chrono (tempo). À primeira vista pareceria uma curva impossível, uma bola que começa mais alto tem que percorrer um caminho mais longo, mas como as bolas mais altas têm mais energia potencial acabam por acelerar mais. O resultado é equivalente ao da solução para o problema qual a curva que conduziria à mais rápida descida ou seja a braquistócrona.
Esta curva pode ser explorada na wolframmath, alias tal como a braquistócrona.
Já agora para quem goste de livros pode reler o Moby Dick.
19 outubro, 2011
CueLight Mesa de Bilhar Interactiva
Cuelight de Obscura Digital no Vimeo.
A Obscura Digital instalou uma série de sistemas Cuelight, feitos à medida, os quais se distinguem pela sua capacidade de responderem em tempo-real a alterações rápidas do que sucede em mesas de bilhar.
Levitação Quântica
Uma camada supercondutora fina (~1µm de espessura) cobre uma bolacha de safira .A física quântica diz-nos que um campo magnético penetra no supercondutor na forma de tubos de fluxo discretos. O supercondutor reage fortemente a estes tubos, causando a flutuação do supercondutor no ar. A este efeito chama-se "levitação quântica". Nos vídeos abaixo podemos observar este fenónemo demostrado pela Universidade de Tel-Aviv.
18 outubro, 2011
Cubelets - kit robot
A modrobotics criou um kit de construção de robots para aquelas pessoas que têm poucos ou nenhuns conhecimentos de electrónica e mesmo assim queiram brincar aos robots. A combinação de módulos de sensores, de lógica e de actuadores permitem a crianças criarem robots reconfiguráveis que podem exibir um comportamento complexo.
O kit normal dos cubelets inclui 20 blogos magnéticos que podem ser ligados uns aos outros para constituírem uma variedade de robots sem programação e sem ligações por fios. Pode construir robots que andem numa mesa, respondam a luz, som e temperatura. O comportamento do robot depende da organização e composição dos cubelet. Cada um vez equipado com determinados componentes e com um comportamento por omissão diferente. Há blocos de sensores que actuam como os nossos olhos e orelhas, blocos de actuação e blocos lógicos. Tal como nas pessoas os blocos sensores são as entradas para o sistema.
Cubelets Engineering Prototypes from eric schweikardt on Vimeo.
17 outubro, 2011
40 blocos de gelo (25 litros de água) 40 time-lapse de 4h, 36000 fotografias de animação stop-motion. Cristophe Thockler realizou um vídeo com resultados claramente cinemáticos. Música por Mimi Goese e Ben Neill.
Os artistas: Mimi Goes e Ben Neil e Christophe Hockler.
Como é que isto foi feito?
14 outubro, 2011
Astronovas - Noite das Bruxas
Observatório Astronómico de Lisboa
Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
No próximo dia 31 de Outubro (Segunda Feira), o Observatório Astronómico de Lisboa tem o prazer de realizar mais uma sessão das "Noites no Observatório".
Esta iniciativa mensal tem vindo a decorrer ao longo do ano de 2011 com o primo objectivo de proporcionar ao público um contacto próximo com a Astronomia e dar a conhecer o riquíssimo património histórico, arquitectural e instrumental, da Astronomia portuguesa e mundial nos séculos XIX e XX.
A sessão de dia 31 de Outubro terá início às 20:00 e terminará às 00:00, sendo uma actividade especial dedicada à noite de Halloween. Neste dia serão realizadas uma palestra de divulgação e observações com telescópio.
A palestra estará subordinada ao tema "2012 - O Fim dos Tempos?", proferida pelo Prof. Doutor Rui Agostinho. As observações decorrerão em contínuo ao longo da noite e estão sujeitas às condições meteorológicas. Independentemente destas, a palestra será sempre realizada e possui uma duração aproximada de 60 minutos.
No âmbito do espírito de Halloween, o OAL convida todos os participantes a comparecerem mascarados (quem o pretender) para se enquadrarem no ambiente lúgubre da lua pálida e vermelha, numa ligação com o além. No recinto teremos também uma banca de caracterização para crianças.
Neste dia o OAL terá telescópios seus nas observações mas, no entanto, convida e encoraja os participantes que possuam equipamentos de observação (binóculos, lunetas, telescópios) a trazerem-nos e utilizarem-nos. A equipa do OAL auxiliará o público nesta actividade dentro das suas possibilidades. As observações astronómicas iniciam-se às 21:00 e decorrerão até às 00:00, estando sujeitas às condições meteorológicas. Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente adequada à temperatura ambiente, visto que as observações astronómicas têm lugar no exterior.
Quem quiser instalar os seus próprios aparelhos poderá fazê-lo a partir das 17:30. Como o espaço disponível é limitado existe uma inscrição própria para estes casos. Haverá tomadas eléctricas no recinto, contudo, deverão trazer os seus cabos de ligação.
O acesso à actividade é livre mas carece de uma inscrição prévia pois, por motivos logísticos, existe um número máximo de participantes.
ATENÇÃO: Embora a actividade seja gratuita, é possível que o Instituto Superior de Agronomia cobre uma taxa de acesso aos veículos automóveis (1,5 eur). O acesso ao OAL faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.
ATENÇÃO: Devido à crescente procura das nossas actividades e ao facto de existirem desistências sem aviso prévio, será solicitada por email a confirmação das inscrições. A ausência de resposta será tomada como uma desistência, sendo cancelada a inscrição. Por este motivo solicitamos que esteja atento à sua caixa de correio electrónico no início da semana de 24 de Outubro.
A inscrição é efectuada online na seguinte página: http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL&curso=0.
Como existe um número máximo de participantes, se após a inscrição verificar que não lhe é possível comparecer, por favor anule a inscrição na seguinte página: http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL_anul.
10 outubro, 2011
Escultura Cinética a Energia Solar
Szymon Klimec produz esculturas cinéticas alimentadas a energia solar: Por vezes, não no caso abaixo, cabem em copos de vinho. As esculturas são feitas em latão (liga de cobre e zinco). Se gostarem do vídeo abaixo vão até à galeria de vídeos de miniaturas (sem ligação usar menu do site dele).
Impressora 3D multimateriais
A Connex Object260 usa uma tecnologia baseada na tecnologia das impressoras 2d de jacto de tinta. Tem uma plataforma de fabricação de 260 x 260 x 200mm. Pode aplicar dois materiais em simulâneo de uma panóplia de 60, o que permite dar características de cor e outras propriedades físicas de acordo com as necessidades dos projectos.
09 outubro, 2011
Auroras Boreais
Recolha de auroras boreais durante 2011, aplicando as técnicas de pan-tilt e time-lapse. Imagens obtidas na Lapónia Finlandesa.
Aurora Borealis na Lapónia finlandesa 2011 de Flatlight Films on Vimeo.
08 outubro, 2011
Time-Lapse-Paisagens Vol-2
Nunca me canso de ver estes time-lapse com imagens do céu nocturno acompanhados de música a condizer.
Landscapes: Volume Two from Dustin Farrell on Vimeo.
Só uma pequena nota, veja isto em ecrã completo e com a música um tudo nada mais alto do que o habitual. Poderá ver detalhes sobre este trabalho na página do vimeo
06 outubro, 2011
TVG fez 30 anos
Quando o TGV fez 30 anos a SNCF (os caminhos de ferro franceses) promoveram umas quantas surpresas entre estas encontrou-se a projecção mapeada sobre a fachada da Estação de Leão (não sei porquê soma melhor Gare de Lyon) onde a história começou...
05 outubro, 2011
'A Universe From Nothing'
Com um "resumo" muito breve relativo à teoria das cordas, ilustrado pelo xkcd.
150 anos do Observatório Astronómico de Lisboa
No âmbito das comemorações dos 150 anos do Observatório Astronómico de Lisboa, o OAL em colaboração com o Centro Inter-Universitário de História das Ciências e Tecnologia - Universidade de Lisboa (CIUHCT-UL) promovem no dia 6 de Outubro de 2011 um Workshop: Time, Science and Society, de acesso livre.
A partir das 9:30 poderá acompanhar em directo através da página web: http://live.fccn.pt/oal.
A Minha É Maior Que A Tua
Num mundo de cheio de dispositivos capazes de produzirem imagens de alta definição quando surge algo como as imagens na abertura de uma espectáculo da Adobe (ja lá vão os tempos em que as apresentações da Adobe eram feitas durante brunches (pequenos-almoços-almoços com muita informação oral e pouco espectáculo) estas têm que ter uma elevada densidade e uma dimensão gigantesca: 300.000.000 pixel/sec e 120 metros.
03 outubro, 2011
IIS-3D
O astronauta italiano Paolo Nespoli passou 6 meses a bordo da Estação Espacial Internacional de Dezembro de 2010 a Maio de 2011.
Entre as suas actividades encontramos a tomada de imagem 3D usando uma câmara estereoscópica da ESA a Erasmus Recording Binocular (ERB-2) durante a sua missão MagISStra. Essa tomada de imagens incluem actividades correntes levadas a cabo pelos astronautas, actividades educativas, experiências científicas e actividades físicas, incluindo o movimento dos astronautas em imponderabilidade. A ERB-2 foi a primeira câmara a transmitir em directo imagens estereoscópicas.
02 outubro, 2011
Experiências Emersivas
Ontem no AltLab perguntava como controlar e sincronizar imagens, nuns quantos ecrãs, num workshop de Processing e André Sier me respondeu com o projecto: Most Pixels Ever do Daniel Shiffman. Hoje quando vi este vídeo lembrei-me dessa conversa.
Bandos
Quando se programa algo com enxames (sejam objectos num ecrã de computador sejam objectos voadores) há três aspectos, pelo menos, a ter em conta: necessitamos de nos mover a velocidade e direcção similar às dos objectos na vizinhança, necessitamos evitar de lhes tocar e necessitamos de ficar perto deles. Estes princípios foram desenvolvidos em 1986, por Craig Reynolds ao criar um simulador de voo de bando de aves (boids) (inclui um applet java).
O Laboratório de Sistemas Inteligentes da Escola Politécnica de Lausana ao criar um "enxame" de asas voadoras aplicou estes princípios e juntou-lhe um quarto o de se poderem dirigir em conjunto para um determinado destino.
Além destas asas, o LSI desenvolve investigação em robots bio-inspirados, incluindo robots sem piloto-automático, mas que são capazes de voar para local previamente determinado inspirados no voo ágil das abelhas. O laboratório ganhou o Botsker em 2011 com um filme produzido em 2008.