Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

16 junho, 2011

VIDA no Universo - o caminho para a descoberta de organismos extraterrestres

Observatório Astronómico de Lisboa
Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa


No próximo dia 25 de Junho, o Observatório Astronómico de Lisboa realizará mais uma sessão de as "Noites no Observatório".

Esta iniciativa, de frequência mensal, decorrerá ao longo do ano de 2011 e tem como primo objectivo proporcionar ao público um contacto próximo com a Astronomia e dar a conhecer o riquíssimo património histórico, arquitectural e instrumental, da Astronomia portuguesa e mundial nos séculos XIX e XX.

Em cada sessão de "Noites no Observatório" realizar-se-ão:

  • Visita guiada ao edifício museológico do Observatório
  • Palestra de divulgação (com tema a anunciar a cada sessão)
  • Observações com telescópio

As observações decorrerão em contínuo ao longo da noite e estão sujeitas às condições meteorológicas.

Independentemente destas, a palestra e visita serão sempre realizadas e têm respectivamente uma duração aproximada de 60 minutos e 45 minutos.

A sessão de dia 25 de Junho terá início às 20:30 com a visita guiada ao OAL. O objecto alvo das observações desta noite será, entre outros, o planeta Saturno.

A palestra estará subordinada ao tema "VIDA no Universo - o caminho para a descoberta de organismos extraterrestres", proferida por Prof. Doutor João Lin Yun do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa.

"VIDA no Universo - o caminho para a descoberta de organismos extraterrestres"

A visão do céu nocturno, numa noite limpa e longe das luzes das cidades, tem fascinado gerações de seres humanos desde o aparecimento da humanidade. Quando olhamos para o céu estrelado, não podemos deixar de nos interrogar perante o grande número de pontinhos luminosos que sabemos hoje serem estrelas como o Sol. E uma pergunta impõe-se naturalmente: “Será que estamos sós no Universo?” Ou de forma equivalente: “Será que a Vida surgiu apenas no planeta Terra?”

Nesta palestra, João Lin Yun, o autor do livro com o mesmo título, fará uma apresentação do conteúdo do seu livro que acaba de ser publicado e estará disponível nas livrarias a partir de 16 de Junho (haverá um período para autógrafos de exemplares desta obra no final da sessão). Será apresentado o estado do conhecimento actual sobre a Vida no Universo e o caminho que nos poderá levar um dia a descobrir Vida extraterrestre.

Para saber mais, veja a capa e o conteúdo aqui:

http://www.oal.ul.pt/yun/vida-no-universo-capa.pdf e http://www.oal.ul.pt/yun/vida-no-universo-conteudo.pdf

Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente, visto que as observações têm lugar no exterior.

O acesso à actividade é livre mas carece de uma inscrição prévia pois, por motivos logísticos, existe um número máximo de participantes.

ATENÇÃO: Devido à crescente procura das nossas actividades e ao facto de existir também um número elevado de desistências sem aviso prévio, poderemos solicitar por email a confirmação das inscrições. A ausência de resposta será tomada como uma desistêntica, sendo cancelada a inscrição. Por este motivo solicitamos que esteja atento à sua caixa de correio electrónico no inicio da semana em que decorre o evento.

A inscrição é efectuada online na seguinte página: http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL&curso=0.

Como existe um número máximo de participantes, se após a inscrição verificar que não lhe é possível comparecer, por favor anule a inscrição na seguinte página: http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL_anul.

A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

Observatório Astronómico de Lisboa
Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
Tapada da Ajuda, 1349-018 Lisboa
Portugal
Telefone: 351+21 361 67 39
Fax: 351+21 361 67 52

Sem comentários: