Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

25 outubro, 2010

Noite no Observatório

No próximo dia 31 de Outubro (Domingo), o Observatório Astronómico de Lisboa tem o prazer de realizar mais uma sessão de as "Noites no Observatório".

Esta iniciativa mensal tem vindo a decorrer ao longo do ano de 2010 com o primo objectivo de proporcionar ao público um contacto próximo com a Astronomia e dar a conhecer o riquíssimo património histórico, arquitectural e instrumental, da Astronomia portuguesa e mundial nos séculos XIX e XX.

A sessão de dia 31 de Outubro terá início às 20:00 e terminará às 00:00, sendo uma actividade especial dedicada à noite de Hallowen. Neste dia serão realizadas uma palestra de divulgação e observações com telescópio. Haverá ainda uma pequena sessão musical dada por alguns dos membros do grupo musical "Aves Migratórias".

A palestra estará subordinada ao tema "Catástrofes Cósmicas", proferida pelo Prof. Doutor Rui Agostinho. As observações decorrerão em contínuo ao longo da noite e estão sujeitas às condições meteorológicas. Independentemente destas, a palestra será sempre realizada e possui uma duração aproximada de 45 minutos.

No âmbito do espírito de Hallowen, o OAL convida todos os participantes a comparecerem mascarados (quem o pretender) para se enquadrarem no ambiente lúgubre da lua pálida e vermelha, numa ligação com o além. No recinto teremos também uma banca de caracterização para crianças.

Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente, visto que grande parte da actividade (palestra e observações) têm lugar no exterior.

O acesso à actividade é livre mas carece de uma inscrição prévia por motivos logísticos. A inscrição é efectuada online na seguinte página:

http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL

Se após a inscrição verificar que não lhe é possível comparecer, por favor anule a inscrição na seguinte página:

http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL_anul

A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

Ilusão óptica

Brusspup publicou uma ilusão anamórfica. Diz que já tinha a ilusão na sua cabeça. Levou 10 horas a criar.

História da Ciência (/ das Ideias)

O jornalista de medicina Michael Mosley introduz as questões fundamentais que moldaram a história das ciências. O que é que está por aí? De que é feito o mundo? Qual o segredo da vida?

24 outubro, 2010

Earl - Roocky of the year

Livros

Música por morgantj, "café connection."

A música foi licenciada sob Creative Commons.

Ilusão óptica

Anúncio da cerveja asiática Tiger.

23 outubro, 2010

Patrick Chappatte: The power of cartoons

O Mundo é plano - melhor dizendo a internet transformou-o em tal. Kenyatoons

Surviving the Future

Surviving the Future: Jamais Cascio excerpts from Jamais Cascio no Vimeo.

Documentários da CBC.

Ver ainda: Problemas perversos

Maquete virtual

8H - The 8-House de BIG no Vimeo.

Um gabinete de arquitectura apresenta um projecto de uma nova urbanização usando quer maquetes reais, quer realidade aumentada (a partir dos 2'45"). (Dinamarquês, legendas em inglês)

21 outubro, 2010

Strip me famous

Publicidade a um sistema de conferência web, com um nome que parece extraído dos filmes/banda desenhada Western

Projecção em Toyota

Eis mais um exemplo de projecção mapeada, sobre um Toyota Auris, num evento de pequenas dimensões em Shoreditch. Foram empregues 7 projectores (alguns christie) de forma a obter-se uma experiência de 360º na visualização de imagens de qualquer ângulo, podendo-se andar à volta deste "ecrã".

Alguém irá acreditar naquilo que vê em vídeo?

Christian Theobalt e a equipa do Centro Max Planck para a Computação Visual acabam de apresentar um sistema para uma manipulação fácil e rápida do aspecto do corpo e das proporções de um actor humano em vídeo.

Em câmara lenta tudo parece melhor

20 outubro, 2010

Controlo da Terra do Koko

Delicioso na sua simplicidade de Max & Dave Fleischer, 1928

Plataforma móvel para simulador de voo faça-você-mesmo

Plataforma de baixo perfil usando junta Sarrus tripla em posição triangular. Modelo a escala 1:2 em madeira para ensaiar funcionalidade. O vídeo mostra a construção e os ensaios de movimento e de interface em tempo real com o FS2004 e o X-plane.

O mecanismo de Sarrus é usado por exemplo em plataformas de elevação vertical, permitindo transformar um movimento circular limitado em movimento linear sem guias.

Mais informação em: Built for fun

Balão de hélio

Parece que a moda pegou mesmo e agora até no Cambodja se lança balões. Não tinha ideia que fosse necessário tanto hélio como o que estes fulanos usaram/adquiriram.

19 outubro, 2010

Micélio o novo plástico?

Que raio de coisa é essa? Micélio

Vulcão

Só me apetece dizer, ganda maluco

12 outubro, 2010

Winsuit

Phoenix-Fly: The Need 4 Speed from Phoenix Fly on Vimeo.

Ainda me arrepio quando vejo fulanos a planar nestas asas.

11 outubro, 2010

Tecnologia ANW

QPC - Articulated Naturality Web from Justin Montgomery on Vimeo.

Realmente nós parecemos uns animais comedores de abreviaturas de novas tecnologias ANW é a abreviatura de «Articulated Naturality Web». Consiste na fusão entre realidade aumentada e a internet. Os seus serviços incluem identificação de cena, processamento de imagem, coordenação multi-sensores, localização em tempo real, acesso sem fios, meios de informação, publicação digital, entretenimento e outros campos de realidade aumentada.

Luzes Nocturnas

Os kiwis da YesYesNo em conjunto com 2 outras entidades trataram da transformação do edifício do ferry de Auckland num local de diversão. Trataram de criar uma instalação que fosse para além da simples projecção em edifícios e permitiram que os espectadores também fossem parte integrante do espectáculo, a partir do movimento dos seus corpos e fazer uma amplificação para uma altura e 15 metros.

Usaram 3 tipos diferentes de interacção - interacção de corpos em dois parcol, interacção com mãos em duas mesas de luz e interacção de telemóveis ao rastrear o abanar dos mesmos. Houve 6 cenas em ciclo de hora a hora.

Bom divertimento.

night lights from thesystemis on Vimeo.

VSS Eve

A VSS Eve fez o seu primeiro voo planado ontem dia 10-10-10. A VSS Eve foi libertada da sua nave mãe e depois desceu em voo planado até ao espaçoporto de Mojave.

Esquiços

Sketchbook de Pavel Pazukhin no Vimeo.

Uma ilustradora, um moleskine, uma curta.

10 outubro, 2010

Sensor de pressão

Porque raio é que este fulano está a falar de sensores de pressão. Aqui há uns anos pediram-me uma instalação com chão interactivo. Lá andei a pesquisar sobre o assunto para ver como poderia fazer tal coisa. Um dos métodos seria com sensores de pressão. Passaram-se uns anitos e hoje estava a ver a minha dose de youtube (as assinaturas que tenho) e vejo um vídeo com uns fulanos a dizerem que estão a caminho da pele electrónica, de facto algo com sensores de pressão de alta sensibilidade (no outro extremo do espectro dos sensores de pressão).

09 outubro, 2010

Projecção em neve e balão

Os artistas do grupo ENESS de Melbourne dão uma nova perspectiva aos desportos de acção fundindo arte interactiva com esquiadores e utilizadores de snowboard que saltam. Para obter o que se pode ver abaixo usaram um balão insuflável de 6m entre duas barreiras de neve e usaram um programa para mapearem as visualizações para a esfera e a neve. Os desportistas foram seguidos através de uma câmara de infra-vermelhos quando voavam.

Hoje mudei de fundo

Hoje, para assinalar o final da Semana Mundial do Espaço, mudei de fundo no meu portátil, passei de uma imagem com o Space Shuttle para uma imagem da Nebulosa de Orião.

Esta vista de campo alargado da Nebulosa de Orião (Messier 42), a cerca de 1350 anos luz da Terra, foi tirada pelo telescópio de rastreamente em infravermelhos VISTA no Observatório no Paranal no Chile. O Observatório pertence à rede da ESA. O enorme campo de visão do novo telescópio permite que se crie numa única imagem uma vista da nebulosa e vizinhança e a sua componente na região dos infra-vermelhos revela regiões de baixa densidade e ainda algumas estrelas novas muito activas. A imagem cobre uma região do espaço com cerca de 1,5º.

Sessão de Encerramento da Semana Mundial do Espaço

Hoje, sábado, dia 9 de Outubro, será realizada no OAL (Tapada da Ajuda em Lisboa) a Sessão de Encerramento da Semana Mundial do Espaço que terá a participação da Direcção da Agência Ciência Viva, do OAL/FCUL, Centros Ciência Viva e escolas participantes.

Todo o público é convidado a aparecer e conhecer investigadores e engenheiros portugueses do sector aeroespacial. A sessão será entre as 15:30 e as 17:30, seguida de uma visita guiada ao OAL e observação do Sol se a meteorologia permitir.

Nesta sessão anunciar-se-á a abertura do Concurso Nacional para o SpaceCamp, cujos vencedores (2 alunos e 1 professor) terão presença garantida no International SpaceCamp 2011, a realizar no U.S. Space, nos EUA. http://www.cienciaviva.pt/rede/space/home/astrobiologia.asp

    Haverá uma sessão de pequenas apresentações, com 15 minutos (+5min de perguntas) cada uma, em que se pretende apresentar as actividades que alguns portugueses desenvolvem com o Espaço:
  • David Luz: "A missão Venus Express", (CAAUL-FCUL)
  • Rui Santos: "Um Magnetómetro Português no Espaço", (LusoSpace)
  • Carlos da Câmara: "Aplicações dos Satélites Meteorológicos ao Estudo das Propriedades da Superfície Terrestre", (CGUL-FCUL)
  • Rui Pereira: "AMS: Observação de raios cósmicos na Estação Espacial Internacional", (LIP)
  • José Manuel Rebordão: "GAIA - uma missão de astrometria para melhor conhecer as estrelas", (FCUL-CAAUL)

70

Homenagem a John Lennon. Manuel Falcão apontou um artigo do New York Times sobre esta data

08 outubro, 2010

Projecto Linspotting

Linspotting de Caroline Pimenta no Vimeo.

Era uma vez em Lisboa às 8:30...

Só um pingo de nitroglicerina

ALU em Minecraft

Isto parece um meme o outro dia apontei aqui para alguém que tinha concebido um simulador de um 6502 em JavaScript. Hoje trago-vos um simulador de uma unidade lógica e aritmética (ALU) feito em minecraft. A ALU ainda não tem todas as capacidades que o seu conceptor pretende dar-lhe. Esta ALU faz parte de um computador 16-bit que irá correr inteiramente em Minecraft. O computador irá ser compatível com o "Hack", ou seja irá correr código a ser usado numa máquina Hack descrita no livro "The Elements of Computing System".

Vídeo abaixo.

Via: Bit-Tech

Intervalo

06 outubro, 2010

Problemas Perversos

Num comentário no google buzz, João Sanches, dizia que achava que na TEDxBarcelona tinha gostado muito de uma apresentação de Alfons Cornella "Apresentação dos Desafios a serem Resolvidos pela Nova Geração". Alfons Cornella é um licenciado em física, cuja primeira actividade foi a divulgação científica, explicando coisas complexas de forma simples. Alfons Cornella fundou o site de referência de informação de inovação em Espanha o infonomia.com/.

Agora de volta à carne da palestra, os desafios a serem resolvidos pela próxima geração. Na sua apresentação, usando um quadro electrónico, Alfons Cornella depois de fazer uma abordagem à problemática diz a certa altura que a próxima geração necessita ter capacidade de resolução de problemas perversos. E alguém pergunta o que raio é um problema perverso? Problemas perversos são problemas persistentes, não completamente explicitados. Podemos ver algumas características de problemas domesticáveis vs perversos:

Problemas domesticáveis

Problemas perversos 
(Wicked problems)

Pode ser formulado exaustivamente de tal modo que pode resolver-se sem necessidade de informação adicional

Não há nenhuma formulação definitiva num problema perverso, não há uma “regra de detecção”

Paradoxalmente só se podem formular quando há resultados (necessitam de informação adicional quando se alcança uma solução)

Problema e solução são 2 coisas diferentes

A formulação do problema corresponde ao estado da solução (e vice-versa)

As soluções podem ser consideradas correctas e o seu espaço de possibilidades é restrito

Não se pode afirmar que exista alguma forma de convergência. Estão restringidos aos recursos disponíveis: tempo, capital, dinheiro, paciência...

As soluções fundamentam-se na lógica booleana (verdadeiro/falso)

As soluções dependem do seu contexto e são valorizáveis como melhores ou piores

A sua resolução funda-se num conjunto finito e conhecido de operacões permitidas

A resolução (quando possível) realiza-se com base em princípios éticos

O problema pode ser visto como uma descrepância em relação a um estado de normalidade

O problema admite várias explicações não valorizáveis para a mesma descrepância em relação ao estado de normalidade, A escolha de uma explicação determina a natureza da resolução do problema perverso

O problema não faz considerações adicionais

A perversidade do problema pode ser considerada como sintoma de outro problema (talvez também ele perverso)

A solução pode ser confirmada e tem carácter estático no tempo

Não é possível a corroboração da solução pois esta tem carácter dinâmico e caótico

Podem existir soluções prototípicas e que o problema seja classificável

Cada problema perverso é essencialmente único. Não se repetem, a solução é “on demand” e requer adaptação (estrutural)

A solução é um avanço numa curva de aprendizagem

A novidade permanente torna inexistente a possibilidade de uma aprendizagem progressiva. A resolução de um problema perverso é pontual.

Roubada descaradamente da wikipedia.

Nota lateral ele fala bem melhor do que desenha, mas como meio de ilustração do discurso oral não está nada mal.

05 outubro, 2010

Balões Meteorológicos

Homemade Spacecraft from Luke Geissbuhler on Vimeo.

Parece que pegou a moda do lançamento de balões, projectados e feitos por um grupo de não especialistas, com câmaras e GPS para a estratosfera. Para depois nos fazerem fosquinhas.

04 outubro, 2010

Quem sou eu?

O problema

Web 3.0 from Kate Ray on Vimeo.

A nossa capacidade para criar informação excede largamente a nossa capacidade de gestão. É como se estivéssemos afogados na nossa própria riqueza. É isto que está a suceder, porque dispomos de toda esta informação, todos estes pontos de acesso e verdadeiramente não há meio de auxiliar e controlar tudo excepto aquela informação que se seja capaz de armazenar no nosso cérebro. E não conseguimos memorizar tanta. Assim, temos todos este potencial enorme mas não dispomos de ferramentas para o controlar.

Transcrição em castelhano.

Nokia

Qualquer que seja o telemóvel que apareça no vídeo publicitário acima, é um grande salto em relação à trelamóvel que uso quotidianamente.