Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

20 setembro, 2010

Noites no Observatório

No próximo dia 25 de Setembro, o Observatório Astronómico de Lisboa tem o prazer de realizar mais uma sessão de as "Noites no Observatório".

Esta iniciativa, de frequência mensal, decorrerá ao longo do ano de 2010 e tem como primo objectivo proporcionar ao público um contacto próximo com a Astronomia e dar a conhecer o riquíssimo património histórico, arquitectural e instrumental, da Astronomia portuguesa e mundial nos séculos XIX e XX.

    Em cada sessão de "Noites no Observatório" realizar-se-ão:
  • Palestra de divulgação (com tema a anunciar a cada sessão)
  • Visita guiada ao edifício museológico do Observatório (VER NOTA)
  • Observações com telescópio

NOTA: Como anunciado quando da última sessão, de 16 de Julho a 10 Setembro decorreram todas as sextas-feiras visitas ao edifício do Observatório Astronómico de Lisboa, integradas na iniciativa "Ciência e Património" do Ciência Viva no Verão, pelo que a visita habitual das Noites no Observatório será apenas retomada no próximo mês.

A sessão de dia 25 de Setembro terá início às 21:00 e terminará às 00:00.

A palestra estará subordinada ao tema "Escrevendo a História dos Planetas Extrasolares", proferida pelo Doutor Pedro Figueira, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

Os objectos alvo desta noite, serão entre outros, a Lua, Júpiter e a nebulosa planetária M57.

As observações decorrerão em contínuo ao longo da noite e estão sujeitas às condições meteorológicas. Independentemente destas, a palestra será sempre realizada e possui uma duração aproximada de 45 minutos.

Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente, visto que grande parte da actividade (palestra e observações) têm lugar no exterior.

O acesso à actividade é livre mas carece de uma inscrição prévia pois, por motivos logísticos, existe um número máximo de participantes. A inscrição é efectuada online na seguinte página:

http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL

Sem comentários: