Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

25 setembro, 2010

A Beleza da Visualização de Dados

David NcCandless é um jornalista especializado em infográficos. Estes são os seus 18 minutos de conferência TED.

A visualização de informação pode levar-nos a uma melhor compreensão sobre determinado tema. Contudo é necessário ter cuidado com a "tradução" de dados quando se pode cometer alguns erros e ficarmos pela beleza dos gráficos esquecendo-nos por vezes de estarmos a comparar coisas que não são comparáveis por estarmos por exemplo a compararmos gastos plurianuais com gastos anuais.

A palestra levanta-me algumas dúvidas. Parte da primeira dúvida, julgo que tenha a haver com o formato da conferência, é que além de contextualizar a informação, outro objectivo das visualizações apresentadas pareceu ser despoletar uma resposta emocional (como se pode perceber pela resposta do público depois de serem apresentados alguns dados). Ora, se a visualização quer conduzir a uma compreensão mais profunda de um tema, uma aproximação quase científica aos dados, algumas das visualizações parecem desenhadas para manipulação da audiência a um "levantamento" em vez de lhe deixar espaço para chegar às suas próprias conclusões. Claro que concordo com a necessidade de contextualização dos dados para podermos extrair informação útil dos mesmos.

A maneira como a informação é apresentada é importante. Interpretar uma folha de cálculo com 10.000 linhas é muito mais difícil do que um gráfico bem concebido, aquilo que se perde normalmente serão os detalhes, mas para se obter um panorama será melhor um bom gráfico.

Sem comentários: