A «Rocky Mountain Ventures» demonstrou uma família de scanners portáteis, constituída pelo flip-pal, um scanner móvel e o capture-id um scanner sem fios. O «flip-pal» permite ver aquilo que se esta a capturar, permitindo que ajustemos o scanner à imagem que queremos obter, colocando-o no local correcto.
Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)
29 setembro, 2010
27 setembro, 2010
Enxame de robot voadores
O projecto SMAVNET tem por finalidade desenvolver enxames de robots voadores que possam ser colocados em áreas de catástrofe de modo a criarem rapidamente redes de comunicação para as equipas de salvamento. Os robot voadores são interessantes para este género de aplicação por serem rápidos, o terreno não apresenta grave obstáculo à sua operação e têm a vantagem da linha de vista para a sua comunicação.
Os robots e respectivos controlos têm que ser tão simples quanto possíveis para se poderem usar em números elevados como num enxame.
Os robot apresentados são concebidos para serem robustos, seguros, leves de baixo custo. Os protocolos e os interfaces homem-enxame foram desenvolvidos de modo a que utilizadores não peritos os possam operar de forma segura.
De um ponto de vista do software, os controlos permitem que os robots voem em conjunto. Os robots reagem às comunicações sem fios dos robot nas proximidades e aos comandos das equipas de salvamento. A comunicação é usada como se fosse um sensor, permitindo uma estratégia de voo em que não é importante a localização relativa, evitando o uso de gps ou câmaras, lasers ou radar.
Via: http://lis.epfl.ch/?content=research/projects/SwarmingMAVs/.
26 setembro, 2010
Carina
O Hubble site este mês publicou uma visualização 3D de uma região à volta de Nebulosa Carina. As estrelas e as camadas da nebulosa foram separadas usando algum conhecimento científico e alguma liberdade artística de modo a obter-se profundidade. Note-se que as distâncias relativas entre estrelas e a nebulosa foram muito reduzidas.
P.S. Usar óculos Vermelho/Ciano, trata-se de um vídeo anáglifo.
25 setembro, 2010
Gregos e Troianos
A wolfram utilizando a sua aplicação principal Mathematica, disponibilizou uma animação da cintura de asteróides que no nosso sistema solar fica entre Marte e Júpiter, usando os dados astronómicos que tem organizado.
Nota: Gregos e Troianos são os asteróides que andam em enxame andam à frente e atrás de Júpiter, e que se encontram nos Langrageanos (o artigo da Wikipedia necessita de muita mais carne) L4 e L5.
De onde vêm as boas ideias
Steven Berlin Johnson é autor de e vai promover um webinar exclusivo para os leitores do seu último livro «Where Good Ideas Come From» dia 30 de Setembro.
A Beleza da Visualização de Dados
David NcCandless é um jornalista especializado em infográficos. Estes são os seus 18 minutos de conferência TED.
A visualização de informação pode levar-nos a uma melhor compreensão sobre determinado tema. Contudo é necessário ter cuidado com a "tradução" de dados quando se pode cometer alguns erros e ficarmos pela beleza dos gráficos esquecendo-nos por vezes de estarmos a comparar coisas que não são comparáveis por estarmos por exemplo a compararmos gastos plurianuais com gastos anuais.
A palestra levanta-me algumas dúvidas. Parte da primeira dúvida, julgo que tenha a haver com o formato da conferência, é que além de contextualizar a informação, outro objectivo das visualizações apresentadas pareceu ser despoletar uma resposta emocional (como se pode perceber pela resposta do público depois de serem apresentados alguns dados). Ora, se a visualização quer conduzir a uma compreensão mais profunda de um tema, uma aproximação quase científica aos dados, algumas das visualizações parecem desenhadas para manipulação da audiência a um "levantamento" em vez de lhe deixar espaço para chegar às suas próprias conclusões. Claro que concordo com a necessidade de contextualização dos dados para podermos extrair informação útil dos mesmos.
A maneira como a informação é apresentada é importante. Interpretar uma folha de cálculo com 10.000 linhas é muito mais difícil do que um gráfico bem concebido, aquilo que se perde normalmente serão os detalhes, mas para se obter um panorama será melhor um bom gráfico.
24 setembro, 2010
Factóides de motores de busca
Um investigador da Yahoo utilizou computadores para calcular o algarismo correspondente à 2x10¹⁵casa décimal em notação binária (http://arxiv.org/abs/1008.3171) Sze não calculou cada um dos algarismos até essa posição tratou de apontou à mosca.
Há cerca de 1 mês uma equipa da Google tratou de efectuar a demonstração de que não são necessários mais do que 20 movimentos para resolver qualquer problema do cubo de Rubic.
Lagoa Technologies
Lagoa Multiphysics 1.0 - Teaser de Thiago Costa no Vimeo.
Esta tecnologia vai ser lançada integrada num produto da Autodesk.
O Duelo
El Duelo - Curta de Jesus Barrios no Vimeo.
Jesus Barrios dirigiu, argumentou, animou e produziu este filme de animação sozinho, durante cerca de 1 ano.
Descoberta Prata em Cambambe
Hoje ao ler uma notícia sobre a descoberta de uma mina de prata em Cambambe, ou melhor em Cafilo-Catilo, fiquei a conhecer as alcunhas dos dirigentes da companhia que irá proceder à respectiva mineração Toco-Toco, Fisga e Náufrago (oficial superior da marinha).
Não sabia que lá há prata e parece que em quantidade apreciável, parece-me contudo que o repórter sofre de megalomania, mas posso estar errado. Mas de uma coisa estou quase certo é que aquela região poderá sofrer uma grande degradação ambiental caso não tenham cuidado.
23 setembro, 2010
22 setembro, 2010
Respostas
Teoria das cordas, velocidade da gravidade, gravitão, origem do magnetismo, conservação do momento angular, glup astrologia, financiamento das ciências, fases da Lua
21 setembro, 2010
Em câmara lenta tudo parece melhor
A capacidade criativa das pessoas revela-se na utilização de meios que têm à sua disposição. Oton Bacar optou por utilizar um programa de interpolação para a partir de vídeo tomado a 60 quadros por segundo fazer este vídeo em câmara lenta a 1000 quadros. Para isso usou uma Canon 7D e um plug-in chamado plug-in Twixtor. O resultado não é nada mau só apresentando alguns artefactos nas transições e nos detalhes mais finos como os raios das rodas e à volta do ciclista.
7D 1000 fps from Oton Bačar on Vimeo.
20 setembro, 2010
Noites no Observatório
No próximo dia 25 de Setembro, o Observatório Astronómico de Lisboa tem o prazer de realizar mais uma sessão de as "Noites no Observatório".
Esta iniciativa, de frequência mensal, decorrerá ao longo do ano de 2010 e tem como primo objectivo proporcionar ao público um contacto próximo com a Astronomia e dar a conhecer o riquíssimo património histórico, arquitectural e instrumental, da Astronomia portuguesa e mundial nos séculos XIX e XX.
- Em cada sessão de "Noites no Observatório" realizar-se-ão:
- Palestra de divulgação (com tema a anunciar a cada sessão)
- Visita guiada ao edifício museológico do Observatório (VER NOTA)
- Observações com telescópio
NOTA: Como anunciado quando da última sessão, de 16 de Julho a 10 Setembro decorreram todas as sextas-feiras visitas ao edifício do Observatório Astronómico de Lisboa, integradas na iniciativa "Ciência e Património" do Ciência Viva no Verão, pelo que a visita habitual das Noites no Observatório será apenas retomada no próximo mês.
A sessão de dia 25 de Setembro terá início às 21:00 e terminará às 00:00.
A palestra estará subordinada ao tema "Escrevendo a História dos Planetas Extrasolares", proferida pelo Doutor Pedro Figueira, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.
Os objectos alvo desta noite, serão entre outros, a Lua, Júpiter e a nebulosa planetária M57.
As observações decorrerão em contínuo ao longo da noite e estão sujeitas às condições meteorológicas. Independentemente destas, a palestra será sempre realizada e possui uma duração aproximada de 45 minutos.
Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente, visto que grande parte da actividade (palestra e observações) têm lugar no exterior.
O acesso à actividade é livre mas carece de uma inscrição prévia pois, por motivos logísticos, existe um número máximo de participantes. A inscrição é efectuada online na seguinte página:
http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL16 setembro, 2010
MoonZoo
O Moon Zoo convida os internautas para este fim-de-semana fazerem uma observação de uma área da Lua com a extensão do Mar Morto.
O project Moon Zoo já forneceu à comunidade científica lunar informação sobre a localização de crateras, sondas espaciais e morfologia de uma área com cerca de 62.000 km2 de superfície lunar, 3 vezes a extensão de Gales. Para a Noite Internacional de Observação da Lua, o Moon Zoo pretende classificar cerca de 20.000 imagens até ao final de 19 de Setembro (meia-noite). Durante estes dias pretende-se classificar uma área com 712 km2.
13 setembro, 2010
12 setembro, 2010
O Índice da Alegria
O livro de Nic Marks ,com o mesmo título, «The Happy Index v. 2.0» encontra-se disponível como pdf gratuito aqui (onde poderá também adquirir o livro físico).