Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

07 março, 2009

Playmancer

O PlayMancer é um ambiente de desenvolvimento de jogos 3D que não se destinem a entretenimento mas tenham sim uma aplicação mais séria. É um projecto europeu com 7 parceiros de 5 países (é um daqueles projectos em que a burrocracia (não é erro ortográfico é só um neologismo) europeia gasta pipas de massa). O projecto começou em Novembro de 2007 e dura 3 anos.

O potencial de jogos para entretenimento e para aprendizagem já foi amplamente demonstrado tanto ao nível da investigação como no mercado. Infelizmente investimentos destinados ao entretenimento escondem dinheiro a atribuir para finalidades mais sérias. Além disso o desenvolvimento de jogos tem vindo a ficar cada vez mais complexo, caro e com um ciclo de desenvolvimento longo. Isto cria barreiras ao desenvolvimento de jogos por pessoas independentes e inibe a introdução de jogos inovadores ou a introdução de novos géneros de jogos, isto é, de jogos sérios ou jogos para comunidades com necessidades especiais.

O PlayMancer aponta os seus esforços na integração de uma plataforma de desenvolvimento (baseada em motores de jogos existentes, SO, etc) com ferramentas e mecanismos que permitam a ligação e integração e acesso a dispositivos de entrada/saída novos e multimodais que gravem todos os dados da interacção e os tornem legíveis para a criação de jogos sérios para a saúde.

P.S.O IEEE publicou um número cujo tema são os jogos sérios.

Sem comentários: