Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

01 agosto, 2007

As mulheres e a tecnologia

Estava a pensar falar das mulheres que considero mais importantes para a evolução da ciência e da técnica, depois dessa nota, optei por falar de mulheres que me estão mais próximas.

A minha mãe actualmente com 78 anos normalmente ouve a sua música usando um leitor de mp3.

As minhas irmãs em alguns usos tecnológicos foram pioneiras cá em casa. A minha irmã Luísa foi emancipada para poder tirar a carta de condução, a minha irmã Teresa também a tirou nenhum de nós rapazes o fez (por puro comodismo claro).

A Luísa por razões profissionais tem que usar quotidianamente um portátil, uma trelamóvel e alguns outros artefactos tecnológicos. Habituou-se a usar a trela a par do portátil nas suas tarefas. Tirar fotografias enviá-las por mms ou passá-las para o computador. Ligar-se à VPN da empresa onde trabalhar quer pelo télele (que é uma verdadeira trela) quer pelo computador.

A Nazaré tem cerca de 50 anos. Nos seus tempos de docente de Alemão tinha por levava por vezes um leitor de cassetes para as suas aulas quando os seus colegas mal queriam ouvir falar de uma tecnologia que ultrapassa-se o giz e quando muito umas fotocópias.

A minha irmã mais nova foi a única que foi iniciada nas lides informáticas por mim. Ainda estávamos no tempo do DOS e dei-lhe uns rudimentos do excelente processador de texto WordPerfect. Uns meses depois apareceu-me com um manual para construção de expressões matemáticas de sua lavra.

Sem comentários: