Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

07 dezembro, 2005

HTML ou xhtml?

Embora pessoas como eu tenham aprendido HTML (há 10 aninhos) e esteja a aprender (na minha opinião) a usar convenientemente o xhtml, julgo, que para quem se esteja a iniciar agora no desenvolvimento de web pode aprender uma ou outra desde que a aprenda bem.

O xhtml é mais exigente para quem o cria e para quem o gere no dia-a-dia. Exige mais cuidado e quase que diria que só deve ser usado se podermos controlar (de algum modo mesmo que indirecto) a forma como o mesmo é servido a visitantes das nossas páginas.

Caso contrário podemos abrir uma caixa da pandora de problemas.

A curva de aprendizagem do HTML poderá não ser tão grande (mas algo que devemos incutir em quem aprende que aprender bem exige esforço e dedicação), mas devemos quase implorar para que quem esteja a aprender não nos peça que indiquemos exemplos de páginas bem escritas quer em HTML quer em XHTML, salvo honrosas excepções já aqui anteriormente indicadas.

Estou a fazer um estudo sobre o tipo de erros encontrados em sítios portugueses. São muito poucos, aqueles que encontrei escritos de forma não só a validarem com os programas automáticos de validação mais habituais, mas que além disso, na marcação tirem partido da mesma para transmitirem a verdadeira estrutura do respectivo conteúdo.

Voltando à questão inicial usar/aprender/ensinar HTML ou XHTML mas com o cuidado de o fazer bem é o que é importante, tanto quanto julgo.

1 comentário:

Unknown disse...

Bom.

Mas ainda não sanei minha dúvida sobre qual seria melhor: HTML ou XHTML?