A Siemens apresentou há uns tempos um conceito de auto-estrada eléctrica, muito similar ao abastecimento eléctrico usado nos eléctricos. Melhor dizendo o pantógrafo que recebe a energia eléctrica pode ser activado automaticamente quando o camião sente a presença de linhas de alimentação. O conceito é aplicado a camiões hibrídos diesel/eléctricos.
A Siemens desenvolve ainda um outro conceito, o de alimentação eléctrica sem contacto, alimentação indutiva...
2 comentários:
Acho que uma MUITO melhor ideia seria um "fio condutor" espalhado pelo chao, que os carros pudessem usar para detectar onde estao e puderem guiar sozinhos...
Os veiculos podiam tambem emitir impulsos para esse fio condutor, de forma a que os carros a frente e atras pudessem detectar a distancia entre eles (e.g. mais potencia significa que estao proximos, menos, significa que estao longe).
Viva Luis!
Já que se está numa de "achação" vou explorar a tua ideia que não me parece nada má.
Como sabes há alguns projectos de "comboios de veículos" que funcionam sem fios para ajustarem a sua velocidade e para pouparem energia. A tua sugestão parece-me estar nesta fracção. Os carros além de emitirem impulsos para esse tal "fio condutor" podiam enviar informação de mudança de direção. A tua ideia parece-me com pés para andar.
Se percebi a ideia da Siemens é a de se usar linhas (no vídeo dos camiões) em zonas com excesso de produção de energia eléctrica e nesses locais abastecer os camiões que passassem por baixo das mesmas, no resto do seu trajecto os camiões funcionariam por processo clássico.
No segundo vídeo a ideia é a de ter uns espaços nas zonas de serviço para realimentação sem fios de baterias de automóvel. Seria mais um método novamente para consumir, de forma útil, alguma da energia que hoje se desperdiça.
Enviar um comentário