Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

16 fevereiro, 2012

Computação Física

Rechnender Raum from Ralf Baecker on Vimeo.

«Rechnender Raum (Espaço de computação) The inverted machine» é uma escultura ligeira, construída usando paus, cordas e chumbos pequenos. Ao mesmo tempo é uma rede neuronal completamente funcional. Tal como um neurónio de McCulloch-Pitts com pequenos pesos estáticos (limiares) implementa as funções lógicas fundamentais NEGAÇÃO/E/OU. A Rechnender Raum tem mais de 200 unidades booleanas que formam um autómato celular.

Com uma construção de geometria estrita e algo filigranosa, o observador é capaz de acompanhar todo o processamento lógico de qualquer ponto de vista à volta da máquina. A abertura do cerne da máquina é implementado por uma distribuição fora do comum dos seus elementos de construção. Um corpo com nove ângulos forma um toro. Em contraste com um alinhamento normal de lógica escondida e um mostrador externo que fica face ao público a sua base geométrica fica virada do avesso. O cerne da máquina com todos os elementos de computação, está voltado para fora na superfície, enquanto o "mostrador" que indica os resultados das tarefas está deslocado para o centro do sistema.

Mesmo que as tarefas e a sua lógica sejam executadas directamente na frente dos olhos dos espectadores é impossível seguir a sequência de um conjunto único de condições na máquina. A máquina volta as costas ao observador. Por um lado a máquina abre-se completamente, mas fecha-se ao mesmo tempo, como se a computação executada fosse um segredo.

Alguns direitos reservados. Todo o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons license by-nc-sa 3.0. ralf baecker / 2011

Sem comentários: