Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

12 abril, 2010

Retórica vs. Lógica

Hoje depois de ter feito uns comentários mais mordazes e ter-me censurado um pouco num deles, aproveitei e reflecti um pouco sobre o assunto.

Não há nada que eu goste mais do que de retórica. Retórica é muito melhor do que a lógica porque a sua finalidade é mais convencer do que se poder provar. É aí que podemos encontrar: "Sei que é verdade porque sinto como verdadeiro". Quando experimentamos nós próprios a retórica acabamos por ser algo hipócritas, inconsistentes, ilógicos e mesmo estúpidos. Chega-se a mestre da retórica quando se consegue demonstrar essa inevitabilidade com palavras suficientes para convencer alguém de que aquilo que dizemos é verdadeiro.

Tanto quanto os programadores gostem de pensar em si próprios como se conduzindo na vida como um Coronel Sanders do Matrix com lógica irrepreensível, na verdade comporta-mo-nos mais como o SPD-13. A nossa insistência em como somos tão lógicos está tão longe da verdade que parecemos mais correr em círculos num deserto como quando estamos perdidos e nunca produzimos conclusões coesas completas.

Mais importante do que isto a nossa insistência no pensamento lógico leva a que a maior parte dos programadores se esqueça completamente dos truques de retórica e de qualquer sátira ou subtexto. Para nós qualquer erro factual, independentemente de ser engraçado ou hiperbólico é indesculpável (guilt as charged).

Fazemos parte do tipo de pessoas que vê o filme "Hot Tub Time Machine" e se queixa que a física está toda errada. Não há nenhuma maneira daquela máquina do tempo funcionar a não ser no sentido do Arcebispo++. A dinâmica quântica da força de redução falhará inevitavelmente por estar imersa em água! Para nós o ridículo e a idiotia não tem piada, tratando-se de meros filtros nas nossas vidas incrivelmente chatas, sérias e conversadoras que nos aborrecem em excesso.

Inventei uma máquina de viajar no tempo. Comecei a construí-la de manhã, quando acabei já eram 6 da tarde. (http://bit.ly/fB1FG)

Sem comentários: