Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

21 dezembro, 2008

Ursula K. Le Guin

Eu tenho que admitir que não gosto de ver/ouvir autores a lerem excertos dos seus livros, neste caso LAVINIA, mas abro excepções, como esta. Ursula K. Le Guin tem uma bibliografia algo extensa sendo uma das autoras de ficção científica e fantástico, de que não há grandes dúvidas quanto ao mérito como escritora.

Ursula na wook A simbólica do espaço em The Lord of the Rings e Earthsea[pdf 20 páginas]

Leis de Asimov revistas

É uma palestra de 2007 integrada na Conferência da Singularidade

I Parte

Era uma vez nos anos 60...

II Parte

Quem diria que o primeiro caso de altruísmo documentado foi nos morcegos vampiro, aprender algo sobre a evolução pelos vistos é importante para construir um robot.

III Parte

As inteligências artificiais que iremos criar dependem das nossas ideias...E finalmente acho que um robot deverá ser como um escuteiro

Obrigado DarkLord pela correcção. Parece que além de não saber escrever começo a apresentar sinais perturbantes nem consigo verificar os títulos que dou às entradas. A pior deste ano foi ter escrito ºK em vez de K.

Actualização 2009-01-02:Hoje na Make Philip Torrone dá os parabéns (comemora) a Isaac Asimov e anexa um pequeno conto futurista passado em Maio de 2061.

16 dezembro, 2008

"Magic Wave"

"Magic Wave" concebido pelo escultor Reuben Margolin para o espectáculo de abertura do Technorama - O Centro de Ciências Suiço

Entrevista com Reuben Margolin onde explica os conceitos por detrás da sua escultura móvel

14 dezembro, 2008

WCAG 2.0 - II

As directrizes WCAG 2.0 pretendem tratar de barreiras de acessibilidade que pessoas com dificiências visuais, auditivas, físicas, cognitivas e neurológicas ou idosos, podem encontrar quando acedem à Rede/Teia. As directrizes WCAG 2.0 explicam como tornar o contéudo:

  • Que possa ser percebido, por exemplo criando texto alternativo para imagens, legendas para áudio, capacidade de adaptação da apresentação e contraste de cores;
  • Operativo, tratanto da acessibilidade por teclado, contraste de cor, temporização das entradas, evitando, como evitar episódios de epilepsia e navegabilidade;
  • compreensível, como melhorar a legibilidade, a previsibilidade e a assistência ao preenchimento de um formulário e
  • robutez, por exemplo tratando da compatibilidade com as tecnologias auxiliares.

As directrizes propriamente ditas são acompanhadas de uma série de anexos, desde directrizes de forma abreviada, a documentos que indicam como alcançar compatibilidade com as WCAG 2.0, um guia de referência abreviado e à medida, um documento para compreenção das WCAG 2.0 e técnicas para as WCAG 2.0. Já há técnicas desenvolvidas para HTML, CSS, SMIL, Scripting e WAI-RIA estando a ser desenvolvidos outros documentos para outras técnicas. Existe ainda um documento para auxiliar numa fase de transição Como actualizar o seu sítio para as WCAG 2.0.

Nota: Trata-se de uma tradução apressada do press-release do anúncio da passagem a recomendação das WCAG 2.0. Este documento ainda não está concluído isto é só uma base a partir da qual vou começar a explorar um pouco mais o tema.

Mais uma rapice

13 dezembro, 2008

WCAG 2.0 Recomendação

As WCAG 2.0 alcançaram o estatuto de recomendação do W3C. Tive algumas dúvidas se este seria o caminho a seguir, se se trataria de uma evolução em relação às WCAG 1.0 [tradução pt], alguma abstracção (qualquer dia pode suceder o que sucedeu aos bancos aflitos por terem aplicado dinheiro em algo de complexa compreenção se continuarmos no caminho das abstracções, virtualizações e outros ões) e generalização (alargamento do âmbito de aplicação mesmo fora do âmbito do w3c) ou se o caminho adequado seria o apontado pelo Joe Clark no Samurai, uma alteração incremental, tendo Joe declarado que deixava de expressar opiniões sobre acessibilidade aplicada à Web.

Quando se olha à nossa volta e se verifica que muitos sítios institucionais ainda não sabem o que é que é isso de acessibilidade, a única coisa que conhecem é o raio do buraco da fechadura e não sabendo o que isso é não aplicam ainda (ao fim de n anos de portaria a exigir que tal ocorra) as directrizes estabelecidas nas WCAG 1.0 já com 9 anos, surge agora a sua evolução WCAG 2.0. Quanto tempo demorará a sua adopção?

Simpsons

Já anteriormente falei aqui dos Simpson. Hoje através do Patrik fiquei a conhecer o arquivo dos simpson. Neste podemos encontrar desde as sinopses dos mais de 400 episódios, passando por fóruns e até um "Jornal" o "The Springfield Times"

60 minutos

«60 Minutes» foi visitar a sede da Aramco e teve acesso ao seu centro nervoso onde lhe foi apresentado um ecrã à medida do meu colega planetário Carlos Martins (só acho que para ele lhe deve faltar a terceira dimensão e algum dinamismo).

D. Branca americana

Algumas pessoas achavam que só papalvos em Portugal eram atraídos por esquemas semelhantes ao da D. Branca (esquemas piramidais) para ganharem dinheiro e depois ficam muito espantados quando a bolha lhes estoira nas mãos. Um ex-administrador do NASDAQ foi apanhado num esquema destes de 50 mil milhões de USD

Mário Nogueira fez-me notar (muito boa fotografia a preto e branco analógica) que o esquema não era piramidal mas sim de Ponzi (a ligação acima aponta para o mesma entrada).

Aquilo que eu quis salientar é que as pessoas por vezes têm expectativas inalcançáveis (são de facto gananciosas) de forma sustentável. Quando o número de entidades para de crescer deixa de haver forma de honrar os compromissos (absurdos) que se tiverem tomado.

As pessoas acham que não terem dinheiro actualmente envolvido nos fundos geridos pelo Mr. Made Up, oops, Madoff podem ter uma grande surpresa. Em 2005 houve um outro sugeito que fez desaparecer 450 milhões de USD e depois fingiu um suicídio, tendo reaparecido do mundo dos mortos quando a sua namorado foi acusada. O problema para essas pessoas é que a partir do momento que se sabe que se trata de uma fraude, qualquer fundo de fundos que tenha tido dinheiro aí aplicado e o tenha reavido, com lucro pode ser obrigado a devolver o dinheiro aí ganho sem nenhum limite temporal quanto ao momento em que o tenha levantado. Assim a pergunta a fazer é tenho dinheiro que tenha em algum momento estado investido num fundo que tenha estado investido em fundos geridos por Madoff?

Actualização2008-12-26: Podem ver Peter Schiff dizer que a economia americana é um grande esquema de Ponzi.

03 dezembro, 2008

1. Lei de Newton

Este devia voltar a estudar para aprender a primeira lei de Newton:

Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele.
via (Wikipedia)

Creepy