Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

14 fevereiro, 2008

Censura e Redução de Liberdades

Os EUA são exportadores de tecnologia que pode ser usada para censurar (filtrar) a internet a que se pode aceder a partir de determinados países.

Com a aprovação da lei sobre vigilância (uma maneira de chamar o meter o bedelho onde bem quizer) as empresas de telecomunicações nos EUA ficam fora do alcance da mão da lei, passando a poder presumir que sempre que as autoridades pessam uma derivação para poderem escutar (termo não apropriado mas por analogia qualquer pessoa sabe o que isto quer dizer) aquilo que os seus cidadãos vêm, ouvem ou leiem. O George Orwell se calhar tinha razão, isso será provavelmente legal. Já nos aproximamos do Grande Irmão.

Para perceberem como funciona o sistema de intercepção de comunicações podem ver a animação do ursinho Snuggly O Ursinho da Segurança.

Não bastando usar as empresas de telecomunicações parece que está para breve também o uso de satélites espiões para levar a efeito acções de policiamento. Como digo no parágrafo anterior o Grande Irmão deve estar aí ao virar da esquina.

A lei acima indicada ainda não passou em todo o processo jurídico. Já agora podem ver o quais as respostas à pergunta como corrigir a democracia.

Sem comentários: