Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

08 novembro, 2006

O Futuro do HTML

O que se segue é uma tradução de um artigo publicado por Lachan, O futuro do HTML, editado por Molly e Roger.

Este artigo foi escrito em nome do Web Hypertext Application Technology Working Group (WHATWG) e foi publicado no The Web Standards Project, Molly.com e 456 Berea Street.

Tem havido uma grande discussão, ultimamente na web, sobre a recente decisão do W3C de continuar o desenvolvimento do HTML. Têm sido efectuadas muitas entradas em blogues, enviadas muitas mensagens a listas de correio ou colocadas em forúns, revelando várias perguntas e conceitos errados sobre o futuro do HTML (incluindo HTML 5 e XHTML 2), o WHATWG e o novo Grupo de Trabalho HTML do W3C.

Algumas pessoas pedem novas características/capacidades; outra imaginam se elementos que tenham sido considerados quase obsoletos voltam; alguns têm comentários e críticas sobre a própria decisão, o processo do WHATWG ou W3C; alguns levantam preocupações sobre o WHATWG e W3C ignorarem necessidades de grupos específicos. O WHATWG, que está em processo de desenvolvimento da nova versão do HTML (designada por HTML5), acha que é importante não só houvir tudo o que se diz (toda a retroalimentação), mas procurar activamente essa retroalimentação e reagir à mesma, de modo a poder desenvolver uma linguagem que vá de encontro às suas necessidades.

Há várias maneiras nas quais pode participar. A mais directa é fazer ouvir a sua voz subscrevendo a lista de correio. Contudo, nem toda a gente tem tempo para participar, ou manter-se actualizado com o elevado volume de mensagens enviado para essa lista. Algumas pessoas acham que os actuais rascunhos do HTML 5 (Aplicações Web e Formulários Web) são algo complicado. Outros acham que devido a não poderem pagar as quotas elevadas de membro do W3C, que não serão ouvidos de qualquer modo.

Se, por qualquer razão, que não pode participar, ou que estaria desconfortável a fazê-lo, isso não quer dizer que não deva ser ouvido. O WHATWG necessita de ouvi-lo e necessita de saber o que é que pensa sobre o HTML.

  • Há limitações com o HTML que gostaria de ver corrigidas?
  • Tem ideias sobre novas características/capacidades?
  • Há algo que possa fazer agora em HTML mas que gostaria de ver melhorado?
  • Tem alguma preocupação com o processo de desenvolvimento?
  • Tem algo a dizer sobre as novas características/capacidades nos actuais rascunhos?
  • Tem alguma pergunta a colocar sobre o HTML 5?

Quaisquer perguntas, comentários, críticas, reclamações ou pedidos de características/capacidades são bem-vindos. Agora é o momento para falar. Não há comentários estúpidos; nenhuma pergunta é demasiado difícil ou demasiado simples; nenhuma crítica é demasiado rude. Se tem algo a dizer, estamos à escuta.

Por favor deixe um comentário ou deixe uma ligação para um artigo que tenha escrito. Será escutado e tentaremos responder.

2 comentários:

Carlos Afonso disse...

Off topic comments will be deleted.
Ad space will be deleted.


Comentários fora de tópico serão apagados.

Comentários que escondam publicidade serão apagados.

Para ficar um pouco mais claro: não basta dizer que isto é muito bom é necessário que a pessoa indique porque é que o acha, em que é que o artigo o ajudou ou o fez mudar de opinião ou técnica aplicada ou outra coisa qualquer.

Quanto ao uso de comentários para tentar vender algo fora de tópico(que não tenha de algum modo a haver com o que aqui é tratado - não me importo que a pessoa pretenda vender serviços de desenvolvimento ou consulta sobre web desde que o sítio a que se ligue tenha qualidade razoável ou boa. No entanto se o que pretender vender for um sítio de leilões ou algo que eu ache inapropiado será eliminado.)

Unknown disse...

very interesting article
thank you!