Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

04 janeiro, 2006

Padrões de Sítios Web

Padrões são soluções óptimas para problemas comuns. À medida que os problemas sejam levantados à volta de uma comunidade e resolvidos, soluções comuns frequentemente emergem de forma espontânea. Eventualmente, a melhor destas destaca-se da ganga e auto identifica-se e vai-se refinando até alcançar o estatuto de Padrão de Concepção.

Christopher Alexander foi o primeiro a nomear este fenómeno em relação aos espaços vividos. Ele e os seus co-escritores introduziram o conceito de Padrões de Arquitectura para descrever características dos espaços vividos fossem eles salas, edifícios ou cidades.

Os Padrões são atómicos no sentido de que podem ser agrupados para formarem padrões mais complexos: um padrão cadeira enquadra-se num padrão sala de jantar que se enquadra num padrão casa que se enquandra num padrão cidade.

Uma ideia que destingue os Padrões de simples prescrições é que os Padrões nunca perdem o sentido do seu contexto; descrevem coisas que funcionam em conjunto e as regras que governam essas colecções.

Os padrões de software encontraram uma grande ressonância na indústria do software em particular entre os que usam Metodologias Ágeis.

Algumas pessoas tiveram aqui inspiração para criar um documento sobre Padrões de Sítio da Web.

  1. Repositórios de Padrões
  2. Artigos e Textos On-Line
  3. Livros
  4. Discussão

Sem comentários: