Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

25 outubro, 2005

ALA - 206

A List Apart - nº 206

Saiu o número 206 do A List Apart com dois artigos do número:

  • Os bons designers redesenham, os ases do design realinham escrito por Cameron Moll.

    A diferença entre redesenhos que fazem parecer estar ocupado e dão aos interessados algo para discutirem, e revisões estratégicas que recolocam a sua marca e o ajudam a estabelecer e atingir objectivos.

  • O ataque das cópias zombiede Erin Kissane.

    Já os viu na web, estas frases zombie - mesmo com os erros de sintaxe, frases vazias de tudo excepto da terrível fome por cérebro humano. Eis como contra-atacar.

O artigo repescado é A noite do image map, de Stuart Robertson e escrito em 2003

No seu artigo Cameron deseja distinguir dois tipos de pessoas que concebem páginas Web aqueles que as redesenham e aqueles que as realinham sendo ele (claro que na sua opinião) um realinhador. Eu cá tenho que admitir que sou um reles observador.

Entre as distinções encontramos as razões de base para se fazer uma alteração aos sites.

Como é habitual há aquelas pessoas que se preocupam com a terminologia exacta (é sempre bom usarmos as palavras mais adequadas para descrever algo, contudo se as redefinimos tal não será tão importante (embora o seja)).

Os comentários pelo menos até aqui são geralmente triviais.

O segundo artigo trata de algo problemático: os conteúdos textuais. Resumindo (muito) diz que é necessário pensar antes de escrever e que não deve ser usado vocabulário demasiado hiperbólico e pouco usado.

O Terceiro artigo (o respescado) é um excelente artigo sobre utilização de ligações com imagens (por exemplo menus) e algum CSS para criar "aquela" página.

Sem comentários: