Como algumas pessoas sabem a minha família tem alguns gerontes. Nos últimos tempos algumas delas têm necessitado permanecer alguns dias hospitalizadas.
Algumas delas sentem-se abandonadas quando não se está perto (isto é, mesmo ao lado de mão dada) delas.
Como se sabe as nossas urgências quer em hospitais públicos quer privados por vezes estão a abarrotar. Dificilmente estão em condições de acomodar convenientemente quer os doentes urgentes e mito menos ainda esses e respectivos acompanhantes.
Esta semana estive cerca de 14 horas a uns 5 metros de uma pessoa mas demasiado longe para a mesma. Como sempre ficou zangada comigo como se a tivesse abandonado. Não havia espaço físico para que todos os mais velhos não orientados pudessem ser acompanhados e acarinhados.
Parece-me que temos como comunidade começar a replicar aquilo que naquele governo do Cavaco se fez para as crianças, criar o direito de serem acompanhados, levando a uma organização diferente do ambiente hospitalar.
Tratar estes doentes não depende só de actos médicos de enfermagem, por vezes dependem também da presença de alguém com o qual haja reconhecimento instintivo.
Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)
01 fevereiro, 2018
Subscrever:
Mensagens (Atom)