Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

24 dezembro, 2007

Boas Festas

Aqui vão algumas prendinhas (gratuitas).

  • Para quem esteja virado para a leitura de uma revista sobre televisão (anos 70) aqui fica a recomendação da Xeni Jardin: Radical Software. Claro que esta recomendação é para nostálgicos. O seu nome é uma mera alegoria do conteúdo (software como conteúdo).
  • Para quem goste de fotografia pode dar um saltinho ao Photolucida
  • continuando numa de nostalgia e de fotografia pode dar uma vista de olhos a esta história da fotografia.
  • No caso de já estar farto do SUDOKU então parta para o Slitherlink (obrigado Jim pelas duas)
  • Se acha estas ligações pouco activas, pode sempre contribuir para o pangea day (obrigado Jehane Noujaim) (nah isto é demasiado activo)
  • talvez umas gargalhadas para finalizar demos um salto ao Comics Sherpa (por exemplo o potencial ladrão ...).

Eis pois umas quantas sugestões de Natal.

23 dezembro, 2007

Vulnerabilidades - Flash e outra

Porque as caixas negras (software fechado) são uma má solução

Há muitas pessoas que acham o máximo usar flash nos seus sítios (algumas com boas razões outras nem por isso) esquecendo-se das vulnerabilidades escondidas nessas autentitas caixas negras. Num ressente livro Hacking Exposed Web 2.0: Web 2.0 Security Secrets and Solutions [pub encapotada ao livro] os seus autores apresentam o caso específico dos ficheiros swf como sendo verdadeiros cancros de falta de segurança tanto do lado das ferramentas que os produzem quer do lado dos leitores dos mesmos.

A HP viu exposta recentemente uma situação de vulnerabilidade do seu software de actualização em portáteis.

A questão não é haver vulnerabilidades nos programas, mas sim a que devido ao seu carácter fechado não se poder corrigir ou mitigar as mesmas, não poderem ser avaliados os programas directamente por terceiros e os problemas só serem detectados ou após incidentes ou aplicando-se engenharia reversa ou uma aproximação de tentativa e erro.

18 dezembro, 2007

Aniversários

Hoje a Perl faz 20 aninhos e os weblog fazem 10 aninhos.

15 dezembro, 2007

Dualidade - Criação por um Deus ou BigBang

De acordo com os ficheiros dos laboratórios General Organization of Development (GOD) bastaram uns meros 6 dias para o fabrico de um universo totalmente funcional, completo com dia e noite, flora e fauna e a instalação de Adão com seu gestor geral na Terra para funções do dia-a-dia. Trata-se de um ponto de vista. A acreditar no livro de Darwin levou pelo menos 5 mil milhões de anos...

Assim se apresenta dualidade algo em que podemos ver 2 filmes em separado, cada um com a sua história, ou os 2 filmes em conjunto para vermos momentos comparáveis (em escalas de tempo diferentes claro).

Lições em Vídeo

Bom normalmente isto não faria parte do ainda a pensar mas sim dos meus apontadores. Trata-se de um recurso educativo com lições (apresentações em congressos, aulas, etc) sobre várias temáticas como por exemplo a apresentação do Umberto Eco sobre a história da fealdade [+ de 1 hora] até às lições de Olivier Bousquet sobre teoria estatística da aprendizagem [em várias partes].

14 dezembro, 2007

Para o viajante que há em si

Quando eu era míudo tinha por hábito jogar ao Stop. Entre as categorias usadas deixamos de usar as marcas de automóveis pois eu batia facilmente os meus irmãos. Uma das coisas que me deixava ficar mal na imagem eram os países e as capitais. Hoje ao fazer na brincadeira o teste do viajante (ligação abaixo) obtive este resultado. Buá!!! Buá!!! (nada mudou)


This Traveler IQ challenge is brought to you by the Web's Original Travel Blog 

Trajano

Aqui vai mais um filme sobre a trajano claro que me estou a referir ao tipo de letra não à coluna.

AmazonDB

A amazon apresenta agora mais um serviço, neste caso o de base de dados, AmazonSimpleDB. Tendo em conta a estrutura de preços, e com recomendação da própria amazon, devemos colocar nesta base de dados só ponteiros para dados colocados no S3. Parece que os serviços da amazon estão a criar escola.

13 dezembro, 2007

Dados Abertos

Aqui há uns meses o Planet Geek teve como tema do mês o futuro da democracia, nele expressava uma necessidade de um conhecimento dos temas em discussão para uma maior participação do público comum na política. Hoje ao ler o blog do Tim O’Reilly fiquei a conhecer um RFC sobre Dados Administrativos Abertos (minha tradução livre) de que tomei a liberdade de fazer uma tradução apressada.

Claro que não fiquei pela simples tradução desse RFC continuei a fazer leituras à sua volta.

RFC

...A Internet é o espaço público do mundo moderno e através dela os governos têm agora a oportunidade de melhor compreender as necessidades dos seus cidadãos e os cidadãos podem participar mais no seu governo. A informação torna-se mais valiosa quando mais partilhada for e menos valiosa quando escondida. Os dados abertos promovem uma "conversa" cívica, melhoram o bem fazer público e um uso mais eficiente de recursos públicos.

A aplicaçã dos oito princípios abaixo permitem ao governos serem mais eficazes, transparente e relevantes nas nossas vidas.

Os dados administrativos devem ser considerados como abertos se forem tornados públicos de tal modo que fiquem conforme os seguintes princípios:

  1. Completos

    Todos os dados públicos ficam disponíveis. Dados públicos são dados que não estejem sujeitos a limitações válidade de privacidade, segurança ou

  2. Primários

    Os dados são colhidos na fonte, com o mais elevado grau de granularidade, sem serem modificados ou agregados.

  3. Em tempo útil

    Os dados são disponibilizados tão rapidamente quanto possível para preservar o valor dos dados.

  4. Acessíveis

    Os dados estão disponíveis para o conjunto mais alargado de utilizadores para a gama de finalidades mais alargada.

  5. Que possam ser processados por máquinas

    Os dados são estruturados de forma razoável de modo a permitir um processamento automatizado.

  6. Não descriminação

    Os dados estão à disposição de todos sem necessidade de assinatura

  7. Não proprietária

    Os dados estão disponíveis num formato do qual nenhuma entidade tem controlo exclusivo.

  8. Livre de licenças

    Os dados não estão sugeitos a nenhum direito autoral, patente, marca registada ou regulamento de segredo comercial. Podem ser aceites restrições razoáveis a privacidade e segurança.

A conformidade tem que ser renovável.

Os comentários da Microsoft às objecções/dúvidas colocadas ao OOXML

Aquilo ali em cima é um título muito pomposo para seiscentas e tal respostas que a microsoft efectuou para ver se lhe aprovam a proposta de standard ou não (DIS29500)

12 dezembro, 2007

Mais Sobre o Futuro do HTML

Em março de 2007 escrevi umas breves notas sobre o futuro do html. Passados alguns meses a comunidade do HTML prosseguiu o seu trabalho de preparação do futuro e o Lachlan Hunt acaba de publicar no A List Apart 250 a sua visão de como irá evoluir o HTML 5 (quer na sua versão HTML quer na sua versão XML). Uns dias antes Doglas Crockford clamava simplesmente pela simplificação da linguagem.

Na altura havia dois projectos de HTML5 concorrentes o do W3C (especificação no estado actual) e o do WHATWG. Estes projectos foram unificados e neste momento a especificação é única, continuando em processo de evolução.

11 dezembro, 2007

Após o g**gle dominar o mundo

Hoje verifiquei que já há uma tradução adaptação do Scroogled em português. Trata-se de um livro do escritor de ficção científica cory doctorow.

Rio Abaixo Rio Acima

A minha irmã Nazaré é tradutora. Gosta particularmente de poesia. O livro de poemas traduzido é «Flußabwärts, flußaufwärts», em português «Rio Acima Rio Abaixo». O livro foi originalmente publicado pelas Edition 350 onde se podem encontrar mais alguns dos livros do mesmo autor. Este livro faz parte de uma triologia de obras sobre a água.

O seu autor é Tobias Burghardt jovem poeta, alemão, viajado (em especial pela América Latina). Claro que a América Latina entra nos seus poemas quer com palavras e expressões locais quer através dos temas.

O editor de Rio Abaixo Rio Acima, é a Sempre-em-Pé.

Para quem queira saber um pouco mais sobre o autor poderá ler a página do Pen Club sobre o mesmo.

Faça Montanhismo

Numa aplicação da lei da relatividade, faça montanhismo e ganhe 22 nanosegundos.

09 dezembro, 2007

Eleições e outras votações

Algumas pessoas já perceberam qual o tipo de democracia de Chavez, parece que algumas ainda não conhecem a ignorância e democracia de Putin. Alguém lhe devia dizer que já não se pode colocar todos os votos numa pasta após se ter passado uma madrugada a votar (colocar a cruzinha nos boletins de voto) na situação e depois julgar que todos somos tão ignorantes como em Portugal em 1968(?)

06 dezembro, 2007

Bolha 2.0

Nesta canção, que alguém qualificou como estúpida, fala-se da possibilidade (inevitabilidade) de estarmos a aproximarmos-nos de uma nova bolha (será a bolha 2.0).

Nota: não sei se é importante estarmos ou não a aproximarmos-nos de uma bolha ou não, a generalidade das pessoas não investe só em empresas virtuais.

Roubado ao freaknomics

Pergunta: Há alguma vantagem em proteger uma rede sem fios doméstica com palavras de passe? Tenho alguns amigos de TI que dizem que a única vantagem real é fazer com que a ligação para vários utilizadores seja mais lenta, mas dizem não haver nenhuma razão de segurança para o fazer. Está correcto?

RespostaEm casa uso uma rede sem fios sem palavra de passe. De facto julgo que seja simples educação. Porque é que me vou preocupar que um vizinho me roube um acesso? Quando o meu roteador se avariou o mês passado usei o acesso de um vizinho até o substituir.

Boa Bruce!

Excerto da entrevista do Bruce Schneier.

Se o mundo só tivesse 100 habitantes

Se o mundo só tivesse 100 habitantes você que está a ler este blogue no seu computador, na sua ligação à Internet, na sua casa com as necessidades básicas (que guarda os seus alimentos no frigorífico, que dorme na sua cama, com um telhado por cima) então provavelmente será um dos 2% mais ricos deste mundo. A ligação que se segue montra um filme dados demográficos.

Ligação: The Miniature Earth

Via: Amber

05 dezembro, 2007

Corrida à Casa Branca ou 23:95

Só comecei a ver desenhos animados regularmente quando fiz os meus 5 anos (o meu pai estava de férias graciosas). Os heróis de então eram o bugs banny, o sinbad e outros que tais. Hoje a variedade de desenhos animados que me atrai é mais reduzida (só tenho mais 40 em cima) mas os desenhos animados de sátira política encontram-se entre eles e esta série de desenhos animados da corrida à casa branca é do melhores. No seu primeiro capítulo tem algumas piadas em relação a 24 (neste caso 23:95).