Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

27 abril, 2012

A Câmara lenta foi inventada para isto

P.S. Leitores de RSS se desejarem ver este vídeo perfeitamente inútil façam cliiiiiiiiiiique...

24 abril, 2012

Projecção Mapeada em Objecto a Mover-se

*

Muito bem: consegue projectar em fachadas e superfícies de modo a que se produza uma imagem à medida da superfície. O que é que consegue fazer mais?

Uma pequena equipa polaca dá umas pistas para um futuro mais futurista (passe o pleonasmo) e mais fantástico. Aqui mais uma vez há projecção de imagem mapeada mas numa superfície que ela própria se mexe de forma sincronizada, com a ajuda de servomecanismos. Como a imagem acompanha o objecto, a projecção combinada aproxima-nos do sonho de transformar a realidade física que nos cerca com imagens digitais.

*A imagem por detrás do objecto que roda é uma retroprojecção.

23 abril, 2012

Joguinho de Tetris

Um joguinho de tetris, à escala de um edifício (o Edifício Verde)...

Como usar algo útil em inutilidades

Há medida que se vai evoluindo vai-se consumindo um pouco mais de energia, talvez até um pouco demais. As tecnologias de carregamento/alimentação eléctrica sem fios é uma tecnologia que começa a ser capaz de fazer algo como ir alimentando um automóvel eléctrico à medida que vai percorrendo o trajecto evitando que os seus ocupantes fiquem em tensão devido à baixa autonomia que conseguem percorrer, até coisas mais simples como carregar uma escova de dentes sem fios. Mas usar este género de tecnologia para destacar uns olhos ou uns títulos em revistas parece ideia de novo rico.

21 abril, 2012

SmartInversion - FESTO

O SmartInversion é um objecto voador cheio de hélio que se move no ar voltando-se do avesso. Este movimento, constante é conhecido por inversão e dá ao modelo voador o seu nome. Com uma combinação de elementos construtivos muito leves, uma unidade motora eléctrica e tecnologia de regulação a cinemática de inversão pode ser mantida por períodos muito alargados para produzir movimento.

iRapid - Impressora 3D

A iRapid, é uma impressora 3D nova concebida pela firma alemã iRapid.de estando praticamente pronta a entrar no mercado. É uma das primeiras impressoras 3D a serem completamente montadas na Europa Continental. A iRapid ao contrário de muitas das impressoras 3D agora disponíveis não se baseia em correias e polias para se ir movendo, mas sim num sistema de cremalheiras. A iRapide.de requereu patente europeia e caso a consiga pensa pedir uma patente internacional. O sistema usa uma máquina CNC de três eixos e uma cabeça de extrusão tendo um envelope de construção de aproximadamente 140x140x140mm.

18 abril, 2012

Em Câmara Lenta Tudo Parece Melhor

Nem tudo. Este vídeo tem como subtítulo a captura da estupidez em 2500 quadros por segundo.

Fading Thoughts

O processo e criação de pintura com parafusos pelo artista Andrew Myers, documentados por Benjamin Pitts.

Não é Ícaro é JETMAN

Este piloto suiço, gosta de nos fazer sentir demasiado apegados ao nosso ecrã e teclado. Para nos fazer fosquinhas resolve ir dar um passeio aéreo pelos Alpes...

14 abril, 2012

Garagens

Há fulanos que gastam um pouco demais nas suas garagens (e seus conteúdos). Este fulano é um epitome neste assunto.

13 abril, 2012

ZOE, o novo eléctrico da Renault

Neste blogue não se fala só de bombas como o Bugatti ou a do traxas (um automóvel radiocomandado), também falo de automóveis do dia a dia como este eléctrico, maneirinho, por enquanto só conceito.

PETMAN aprende a subir escadas

A Boston Dynamics tratou de desenvolver o PETMAN, robot capaz de subir escadas, encher (para quem tenha ido à tropa sabe o que é) e andar numa passadeira. Espera-se que um robot destes alterado tenha duas pernas, dois braços, um tronco e uma cabeça. Espera-se que seja suficientemente intuitivo para poder receber ordens vocais e que o resultado de tais ordens seja o esperável.

Omniboat

Um sujeito com muitas ideias para aplicação de legos e de latas de refrigerante/cerveja criou este dispositivo com capacidade para se manter à superfície da água. Aplicando 4 latas mais ou menos como um alfaiate (o tal insecto que consegue pairar em cima da água). Além deste brinquedo criou alguns mais entre objectos anfíbios e comboios.

Infografia - Pelos Faciais

A PhD in Facial Hair
Criado por: Online PhD

Parece que fiquei a conhecer um pouco mais sobre a história dos pelos faciais.

12 abril, 2012

Robots de Desenho

As pessoas quando pensam em robots, pensam frequentemente em algo complicado como os robots da Boston Dynamics ou em veículos aéreos não pilotados e raramente em coisas tão simples como as escovas de dentes motorizadas** ou estes robots de desenho:

Estes robots de desenho são fáceis de montar e permitem a que jovens sem conhecimento de electrónica se possam divertir um pouco.

**

Lista de robots de desenho/pintura

A vida secreta do plâncton

A TED Ed tem vindo a apresentar vídeos que considera serem de divulgar devido ao seu elevado valor instrutivo. Um destes é o produzido por Tierney Thys que nos apresenta a cadeia alimentar e crescimento de um peixe.

"Viaturas" feitas com peças de aspirador

Os engenheiros da Dyson estão sempre a tentar desenvolver conceitos que fazem mais com menos. Tendo isso como pano de fundo foi estabelecido um desafio: como criar o carrinho de rolamentos mais rápido usando peças Dyson. Eis o resultado:

Nota: o engenheiro que teve a coragem de se enfiar na sua própria criação merece um prémio de coragem ou loucura.

Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse

A Bugatti lança mais um promocional do seu novo Veyron, que continua feio como sempre, mas com características técnicas capazes de fazerem salivar muita gente.

Em câmara lenta tudo parece melhor

Na semana passada a Sony anunciou uma câmara a NEX-FS700, com capacidade para gravação em câmara lenta. Infelizmente parece que a 960 quadros por segundo começam a aparecer demasiados artefactos.

11 abril, 2012

Titã, para além do infinito

A 14 de Janeiro de 2004, após vários anos de viagem a Huygens, uma sonda espacial automatizada, batem na superfície de umas das luas de Saturno: Titã. Após a sua descida a sonda enviou uma mensagem de rádio durante cerca de 2 minutos e meio. Essa mensagem era o registo da sua queda num local nunca antes visitado.

Actualmente os dados estão disponíveis na Agência Espacial Europeia. Titã, e para além do infinito usa esses dados.

O artista canadiano Jean-Pierre Aubé produziu em 2007 um vídeo onde usou esses dados usando Processing como linguagem de programação.

Um projecto de óculos inspirado no Project Glass

Will Powel diz gostar do projecto Glass da Google. Por essa razão a partir de uns óculos Vuzix, de um sistema de ditado Dragon Naturally Speaking diz ter concebido o projecto acima mostrado que de acordo com ele não foi "alterado". O interface de utilizador é de sua lavra.

10 abril, 2012

Como ver por detrás da esquina

Envia-se um impulso de laser contra uma parede (sem parede nada feito) e aí ocorre um espalhamento da luz que vai alcançar o objecto que se encontra por trás da esquina, este por sua vez vai espalhar novamente a luz que vai ser novamente reflectida pela parede e de algum modo alguma luz alcança uma câmara aos poucos registando onde e quando alcança. Após uns quantos impulsos e muitas contas pode-se obter uma imagem (mapa) daquilo que se enconde por trás da esquina.

iPad+Kinect

Acha o iPad demasiado pequeno e deseja usá-lo num ecrã de grandes dimensões? A empresa Crunchy Logistics,especializada em tecnologias de diversão efectuou umas investigações de modo a empregar o ecosistema do iPad num ecrã gigante sem necessidade de usar a interface táctil. Ao aplicar um Kinect conseguiram reproduzir todos os gestos habituais no iPad e mesmo as funções de multitoque, passaram da utilização de um ecrã a vários ecrãs, passaram de vários ecrãs a pantalha de grandes dimensões (7,3m x 3,6m).

Um minuto de física

A Internet é um repositório de saberes mais ou menos sofisticados. Por exemplo dizer que a Lua fica a 1,3s de distância quer dizer que fica a cerca de 360.000 km. Estamos somente a usar a distância usando o tempo que um raio de luz no vácuo demoraria a ir da Terra à Lua. No entanto, empregamos muitas outras unidades de tempo para exprimir distância como num dos vídeos da série «Um minuto de física»:

Encher o Balão

Como encher um balão em 300 passos...Bum

Fonte: World Records Academy.

Máquina de Berlindes

Berlindes. Um fulano com muito tempo disponível construiu uma máquina de berlindes modular. Estou siderado.

Uma evolução do projecto Google Glass

A google é no seu coração uma empresa de publicidade, pelo que o seu project Glass se poderia converter em algo como o que se encontra acima.

09 abril, 2012

Máquina que desenha 12 máquinas de desenho históricas

A CNC de desenho, desenvolvido como projecto artístico (?) por Pablo Garcia, desenha 12 imagens de máquinas de desenho históricas, fazendo pequena série de 4 estampas de cada.

Polvo Robótico

O projecto Octopus (polvo) é um projecto de investigação e desenvolvimento, europeu, que aplica técnicas biomiméticas. Dois dos tentáculos foram concebidos aplicando ligas com memória de formato que mudam de dimensões quando aquecidos, não necessitando de servomecanismos nem outras coisas para os fazer mover. Os restantes são de silicone com um cabo no meio.

Micro Império

Do reino macro passamos pelo portal de um microscópio para nos aventurarmos no «Micro Empire»... que nos rodeia ... que habita em nós ... Mais estranho que a ficção ... conflito molécular, guerra mitocondrial ... a paragem de um coração, um épico subcelular ... uma verdadeira experiência microcinemática ...

"Como entusiasta das coisas pequenas, quis ir mais ao fundo do que o universo macro, e assim descobri-me a olhar pela ócular de um microscópio. O verdadeiro desafio foi a pequeníssima profundidade de campo na microscopia..."

Em câmara lenta tudo parece melhor

O Carlos Martins, no seu «aberto até de madrugada» apresentou uma câmara adequada à filmagem de imagens em câmara lenta. A Phanton Flex tem umas características fora do normal para uma câmara com um preço não estratos-esférico mas perto disso (pense num automóvel de gama dita premium). Mas uma imagem (melhor uma sua sequência) exprime melhor a questão:

"Areia Inteligente"

Imagine a noção de "Areia Inteligente". Estes pequenos cubos comunicam uns com os outros e um conjunto pode combinar-se em formatos e tamanhos pré-determinados. Parece ficção científica, não parece?

Os génios do Laboratório de Robótica Distribuída do MIT estão a começar a criar estas peças de "areia inteligente", embora em tamanho muito maior do que aquele que associamos a grãos de areia. No momento parecem-se mais com cubos que comunicam entre si, mas os investigadores esperam reduzir drasticamente o seu tamanho.

E se o google tivesse sido inventado nos anos 80

Para os nostálgicos dos anos 80, com os ecrãs coloridos (mas não muito), os modems de banda bem magrinha, o que sucederia quando se acedesse ao google...

Puzzles com app de realidade aumentada

A Ravensburger criou um conjunto de quatro puzzles com 1000 peças que quando completados e ao aportar-se um iPhone, iTouch ou iPad podemos obter algo mais do que imagens do puzzle completo. Se a aplicação da Ravensburger encontrar a correspondência entre o puzzle terminado e um dos puzzles deste conjunto, pode surgir uma animação ou uns quantos painéis com informação adicional. Os puzzle incluídos são: uma vista de Paris, o mundo colorido do fundo do mar, animais africanos e Lofoten na Noruega.

Windows Project Glass

Nos últimos tempo muita gente se debruçou sobre um dos projectos de longo prazo da Google o Project Glass - uns óculos de realidade aumentada. Se estes fossem produzidos pela Microsoft o resultado poderia ser algo como isto:

07 abril, 2012

Assistente Biónico de Manipulação

O Assistente Biónico de Manipulação é um sistema ligeiro de manipulação de objectos que permite um contacto entre a máquina e humanos sem apresentar risco. A sua operação baseia-se na da tromba dos elefantes. Opera com ar-comprimido.

Fonte: Festo.

Air Penguin

Vôo autónomo num mar de ar. Vôo autónomo através de um espaço aéreo monitorizado por estações de transmissão de ultrassons. Ágil e fácil de manobrar com uma estrutura em 3D que usa o Fin Ray Effect® na parte da frente e na parte de trás.

Fonte: FESTO

Medusa - AquaJelly

Medusa autónoma com comportamento colectivo. Um sistema auto-controlado com uma forte tendência para um comportamento colectivo graças a um sistema de sensores inteligente. Propulção por movimento peristáltico de oito tentáculos com Fin Ray Effect®.

Fonte: Festo.

Realidade Aumentada - Aplicação em Medicina

A equipa do Instituto de Procedimentos Médicos Assistidos por Computador da Universidade Técnica de Munique está a tentar trazer alguma inovação tecnológica para a medicina como este sistema de realidade aumentada aplicado à observação de pacientes (podendo ver-se imagem de várias fontes sobrepostas.

A junção com os óculos (e sistema de interactividade) da google pode ser algo muito interessante.

Chão Interactivo

Quando se têm uns LED a mais, podem fazer-se coisas como esta, um chão que reage ao movimento