Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

27 fevereiro, 2012

O Modelo Standard

Uma muito breve introdução à actual teoria de (praticamente) tudo - o Modelo Standard da física das partículas. É como uma receita de bolo, só que universal.

O Que é a matéria

Partículas

Fonte: MinutePhysics.

25 fevereiro, 2012

Projecção Mapeada - Dunlop

Numa acção promocional do novo peunmático designado Sport Maxx RT a Dunlop usou as competências técnicas de Raphaël Hattab, motion designer e as de Aurélie Chien Chow Chine, Artista de Computer Graphics para a realização de um vídeo mapping sobre uma estrutura representando um BMW.

21 fevereiro, 2012

Noites Estreladas

O Deserto do Atacama no Norte do Chile foi apodado de "um paraíso para os astrónomos" com o seu céu muito escuro, praticamente sem ventos, nem humidade e transparente. Estas características levam a que seja o local onde podemos encontrar sistemas telescópticos tais como o VLT (Very Large Telescope) que se encontra em Cerro Paranal. Babak Tafreshi, astrónomo, jornalista e director do The World at Night (TWAN) criou uma série de vídeos de lapsos de tempo no Paranal. Pode vê-los na respectiva página do Vimeo.

18 fevereiro, 2012

Tornados solares

Em 7 e 8 de fevereiro o Observatório de Dinâmicas Solares captou plasma numa dança magnética na superfície solar. Os resultados assemelham-se a uma actividade muito elevada de tornados na Terra.

16 fevereiro, 2012

Time-Lapse

Uma montagem de 179 vídeos time-lapse feita por Luc Bergeron investigador do VLOG (programa da TV franco-canadiana).

Macaco de Imitação

“Monkey Business” é uma instalação interactiva onde um brinquedo imita os gestos de um utilizador. O macaco está pendurado na parede e com os seus 10 servomotores orientados por um conjunto de sensores (entre eles um kinect) e um microcontrolador para controlo do macaco e um computador para processamento de dados permitem essa imitação. Todos os dispositivos técnicos estão cobertos de modo a poder ter-se uma interacção tão natural quanto possível.

Fonte: subtours.

Computação Física

Rechnender Raum from Ralf Baecker on Vimeo.

«Rechnender Raum (Espaço de computação) The inverted machine» é uma escultura ligeira, construída usando paus, cordas e chumbos pequenos. Ao mesmo tempo é uma rede neuronal completamente funcional. Tal como um neurónio de McCulloch-Pitts com pequenos pesos estáticos (limiares) implementa as funções lógicas fundamentais NEGAÇÃO/E/OU. A Rechnender Raum tem mais de 200 unidades booleanas que formam um autómato celular.

Com uma construção de geometria estrita e algo filigranosa, o observador é capaz de acompanhar todo o processamento lógico de qualquer ponto de vista à volta da máquina. A abertura do cerne da máquina é implementado por uma distribuição fora do comum dos seus elementos de construção. Um corpo com nove ângulos forma um toro. Em contraste com um alinhamento normal de lógica escondida e um mostrador externo que fica face ao público a sua base geométrica fica virada do avesso. O cerne da máquina com todos os elementos de computação, está voltado para fora na superfície, enquanto o "mostrador" que indica os resultados das tarefas está deslocado para o centro do sistema.

Mesmo que as tarefas e a sua lógica sejam executadas directamente na frente dos olhos dos espectadores é impossível seguir a sequência de um conjunto único de condições na máquina. A máquina volta as costas ao observador. Por um lado a máquina abre-se completamente, mas fecha-se ao mesmo tempo, como se a computação executada fosse um segredo.

Alguns direitos reservados. Todo o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons license by-nc-sa 3.0. ralf baecker / 2011

15 fevereiro, 2012

namebench

Hoje durante a minha vagabundagem pela Internet encontrei uma referência a um utilitário para determinação da configuração de DNS mais apropriada à minha (nossa) navegação: namebench.

Agora estou a experimentar a ver se noto ou não alguma diferença na minha navegação. Veremos. Para já posso aqui deixar a indicação da resposta individual mais rápida e da configuração recomendada.

Fastest individual response (in milliseconds):
----------------------------------------------
Dreamware-2 PT   ####### 12.55488
VozTelecom ES    ################ 30.88093
PNAP London GB   ##################### 42.77396
alharbitelecom G ###################### 43.32185
Murphx-2 GB      ###################### 43.68997
BsoCom-2 FR      ####################### 45.50004
Google Public DN ######################### 50.32992
DynGuide-2       ########################### 54.92806
OpenDNS-2        ############################ 56.40912
UltraDNS-2       ###################################################### 108.32310

Recommended configuration (fastest + nearest):
----------------------------------------------
nameserver 208.67.222.222  # OpenDNS-2  
nameserver 81.20.240.34    # CaboTva PT  
nameserver 84.39.1.20      # Dreamware-2 PT  



********************************************************************************
In this test, OpenDNS-2 is 26.7%: Faster

13 fevereiro, 2012

Espelho mau

A realidade aumentada pode fazer algumas coisas verdadeiramente horríveis com espelhos. O novo conceito mostra um animal a três dimensões que serve de avatar e que mimetiza expressões faciais.

A artista Karolina Sobecka designa-o como "All the Universe is Full of the Lives of Perfect Creatures," e diz que o objectivo é levar à autoconsciência, empatia e comunicação não verbal. Ela usa a biblioteca FaceTracker de Jason Saragih, ofxFace, Unity3d e Blender3d. A generalidade das outras aplicações de metamorfose de faces transformavam uma cara humana noutra cara humana, esta faz mais do que isso.

De cada vez que passamos pelo espelho mostra-nos um animal diferente e a expressão facial do animal espelhado mostra-nos a nossa própria expressão. Uma pessoa que se veja ao espelho, vê-se com uma face de animal, um observador que esteja num certo ângulo não normal em relação ao espelho verá uma cabeça de animal sem corpo.

10 fevereiro, 2012

Ignite Astro

No próximo dia 15 de Fevereiro de 2012, o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL), sediado no Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), participa no Ignite Astro na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A iniciativa consiste numa sessão onde cada um de dez investigadores da Faculdade de Ciências apresenta um tópico de Astronomia e Astrofísica em 5 minutos apenas. O «speed dating» das apresentações chega assim à Astronomia e Astrofísica, e promete fazer correr a adrenalina...

Esta viagem alucinante pela Astronomia e Astrofísica terá lugar na sala 3.2.15 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, pelas 15:00.

Dada a lotação máxima da sala, os interessados devem contactar o email: noitesoal@oal.ul.pt

Programa:

  • Alexandre Cabral - Nas entranhas de um telescópio
  • David Luz - As tormentas de Vénus
  • Luca Bizzocchi - Whiskey nas estrelas
  • Alberto Krone-Martins - Os Desafios da Via-Láctea
  • Sónia Anton - Quatro Perguntas sobre Buracos Negros
  • António Amorim - Engenhos na procura de respostas
  • José Afonso - Galaxódromo
  • Nelson Nunes - A insustentável leveza do Universo
  • Ismael Tereno - Tomografia do Cosmos
  • Rui Agostinho - Dar Tempo ao Tempo

A fundadora da startup littleBits

foi entrevista para a Bloomberg sobre a sua biblioteca de módulos opensource que se juntam através de ímanes impedido que se façam asneiras nas ligações. Cada um pode usá-los como desejar quer para brincar quer para prototipagem.

08 fevereiro, 2012

Cão Beta

Não lhe chamo alpha pois uma das suas capacidades é o de seguir alguém que lhe vá à frente, mesmo carregadinho e em terreno algo agreste.

Será que posso colocar isto no micro-ondas

Não sei se responde à pergunta que alguns de nós fazemos quanto à segurança de utilização do micro-ondas para aquecer algo (é um daqueles vídeos que faz lembrar a série do will it blend, na versão will it toast).

05 fevereiro, 2012

GRASP - Vôo ágil

O Laboratório de Robótica Geral, Automação, Sensorial e Percepção (GRASP) da Universidade da Pensilvânia difundiu mais um vídeo de pequenos quadrotores robóticos. Inspirados nos hábitos dos enxames (grandes grupos) na natureza, estes robots evitam obstruções e efectuam manobras complexas como um grupo (aquela formação em 8 em movimento é muito interessantes).

Fonte: kmel robotics (a página deve estar a apanhar muitas visitas)

Kinect Fusion

O Kinnect Fusion permite que um utilizador que segure e que mova uma câmara Kinect possa criar reconstruções 3D detalhadas de cenas de interiores. Os dados de profundidade são usados para monitorizar a posição e orientação em 3D do sensor e possibilita a reconstrução de modelos 3D geometricamente precisos em tempo real. Assim a Kinect permite ver uma sala, ver um volume e também toda a volumetria de todos os objectos existentes nessa sala. Assim transforma-se gadget relativamente em conta num scanner 3D, permitindo ainda interagir com objectos virtuais sobre as imagens de vídeo (visto ter destas um modelo geométrico).

Fontes: mashable, microsoft research 1,ms research 2.

Ainda a ver: Parque de diversões coreano