Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

23 dezembro, 2010

18 dezembro, 2010

Caçadores de Planetas

Já sonhou ser o primeiro a fazer uma descoberta? Quer descobrir um planeta você mesmo? Graças ao http://www.planethunters.org, o último projecto do Zooniverse, pode ser capaz de o fazer usando dados da missão Kepler da NASA.

O objectivo da missão Kepler é apanhar uma pequena variação de brilho que seja causada pela passagem de um planeta na frente da estrela que orbita. Os computadores da Kepler estão a passar a pente fino os dados, mas nós no Planet Hunters apostamos que alguns planetas só serão descobertos pela capacidade espantosa de humanos em reconhecerem padrões. Isto é um jogo, uma aposta na capacidade de humanos baterem máquinas ocasionalmente, e para tal ter hipóteses de ser bem sucedido, necessita da sua ajuda.

Quer experimentar? Venha junte-se na nossa aventura e registe-se no Planet Hunter agora!

14 dezembro, 2010

SNR B0509-67.5

Parece um anel delicado,o objecto fotografado pelo Hubble. Sereno nas profundidades do espaço, mas escondendo ser o resultado de uma onda de choque e material ejectado de uma supernova. A bolha é o que resta de uma explosão estelar muito forte na Grande Núvem de Magalhães, uma pequena galáxia a cerca de 160.000 anos-luz da Terra.

Loading player...

Via: Space Telescope.

07 dezembro, 2010

Como se aprende a ler?

A Fundação Francisco Manuel dos Santos realiza, nos dias 6 e 7 de Dezembro, mais uma conferência do ciclo “Questões-chave da Educação” sobre o tema “Como se aprende a ler?”.

A conferência discute o modo como se aprende a ler, assim como as estratégias de fomento de leitura, analisando as experiências de vários países. Apresenta ainda um estudo sobre alguns dos nossos manuais de leitura de níveis iniciais.

Consciente da importância deste tema não só para os directamente envolvidos no processo educativo mas também para a sociedade em geral, a FFMS convida-o a acompanhar a conferência em directo, através do site da SIC Online – Notícias (http://sic.sapo.pt/online/noticias/) no dia 7 de Dezembro pelas 17h30m.